A escritora sul-coreana Han Kang ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2024. O anúncio foi feito pela Academia Sueca, em Estocolmo, nesta quinta (10).
Segundo a Academia, a escolha se deu por sua “intensa prosa poética, que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”.
Han Kang, de 53 anos, é autora de A Vegetariana (2007), um sucesso mundial e publicado no Brasil pela Todavia em 2018. A obra explora as consequências na vida de uma mulher que decide parar de comer carne. A obra venceu o International Booker Prize.
Han Kang nasceu em Gwangju, na Coreia do Sul, em 1970. Ela é filha do renomado romancista Han Seung-won. Sua carreira literária começou em 1993 com uma série de poemas na revista “Literatura e Sociedade” e logo em seguida, em 1995, lançou o livro de contos Amor de Yeosu.
Além de A Vegetariana, a Todavia ainda lançou os outros dois livros de Han Kang no Brasil: Atos Humanos, que aborda a resposta violenta do exército coreano contra um protesto estudantil e O Livro Branco, um trabalho autobiográfico sobre sua irmã morta ainda bebê, ainda antes da escritora nascer.
O novo livro da autora, We Do Not Part (ainda sem título em português), sairá pela Todavia no ano que vem e aborda a história de uma garota que sai em uma missão para salvar o pássaro de estimação da amiga.
Este é o primeiro Nobel de um autor coreano. A última vez que a Ásia teve um vencedor do prêmio foi em 2017, com Kazuo Ishiguro. O Nobel segue reconhecendo mais autores europeus e homens, por isso o anúncio de Han Kang aparece como uma grata surpresa. No ano passado, o norueguês Jon Fosse foi o vencedor e um ano antes a escritora francesa Annie Ernaux.
Este post contém links de afiliados. Comprando através dos links podemos receber comissões pelas vendas. Isto ajuda a manter o site no ar.