Empress Of
For Your Consideration
Major Arcana/ Giant Music, 2024, Gênero: Pop alternativo
Em nove anos de carreira, Empress Of saltou entre os gêneros durante seus trabalhos. Começou na eletrônica com Me (2015), depois com uma passagem pelo rock em Us (2018), até chegar no pop alternativo em Empress Of (2020), que também é o gênero base de seu novo álbum, For Your Consideration, lançado em março. O disco teve uma divulgação extensa e traz participações especiais com Rina Sawayama – o single “Kiss Me” – e o trio Muna.
Por conta das semelhanças, as comparações com For Your Consideration se voltam mais para o terceiro disco, uma produção extremamente autoral e pessoal, que teve a participação da artista norte-americana na produção e composição de todas as faixas. O álbum autointitulado de Empress Of constrói uma narrativa por meio das letras romanticamente agridoces e trechos de falas da mãe da cantora, que explica o contexto dela como uma imigrante que criou a filha sozinha.
Depois desse trabalho tão focado nela, a cantora procura construir sua música com a colaboração de outros artistas – talvez numa tentativa de expandir o alcance de seu nome – e acaba saindo de cena, ou não sendo a única creditada nas canções. Coletividade não diminui a qualidade um produto, mas, neste caso, Empress Of parece ter se perdido no estilo de outras pessoas.
As faixas apontam para direções muito diferentes, e isso dificulta que o álbum forme uma personalidade durante sua escuta. “Kiss Me”, “Baby Boy” e “What’s Love” parecem soltas dentro do disco, que tem faixas bem interessantes como “Lorelei”, com suas batidas desconstruídas, “Preciosa”, uma deliciosa faixa dance com tempero latino lançada anteriormente como single e “Fácil”, em que explora produções fora do convencional, que sempre foi sua marca.
For Your Consideration não consegue deixar claro qual a história quer contar, ainda que tenha boas canções, os caminhos diferentes propostos pelas músicas dificultam a formação da identidade do álbum, o que é, no mínimo, uma pena quando se tem uma artista tão boa em contar histórias.
Ouça For Your Consideration, de Empress Of
- Leia também:
- “SOPHIE” é uma homenagem sem coerência ao legado de um dos grandes nomes do pop
- Caxtrinho canta crônicas sobre desigualdade em “Queda Livre”
- Uana na dianteira do pop pernambucano em “Megalomania”
- Kaê Guajajara cria mosaico de sons em “Forest Club”
- Floating Points faz disco talhado para as pistas em “Cascade”