Emmy 2024: “Xógum” lidera e se consagra como grande vencedor da 76ª edição

A cerimônia também consagrou as séries "Hacks" e "Bebê Rena", que se destacaram em suas categorias

Copia de Imagem post padrao 17
Foto: Reprodução/YouTube (ABC).

A 76ª edição do Emmy Awards foi realizada neste domingo (15). Este é a segunda edição do ano, uma vez que a cerimônia referente a 2023 foi adiada devido às greves dos roteiristas e atores de Hollywood. O programa atual premiou produções exibidas entre 1º de junho de 2023 e 31 de maio de 2024, destacando-se pelas vitórias das séries Xógum, Bebê Rena, Hacks e The Bear.

A série de drama Xógum: A Gloriosa Saga do Japão confirmou seu favoritismo, acumulando 18 prêmios no total, incluindo 14 categorias técnicas anunciadas previamente. Durante a cerimônia principal, a série conquistou mais quatro estatuetas, incluindo a de Melhor Série de Drama e Melhor Ator em Série de Drama para Hiroyuki Sanada.

Na categoria de minisséries, Bebê Rena, produção da Netflix baseada na vida do roteirista, diretor e protagonista Richard Gadd, levou quatro prêmios, incluindo o de Melhor Minissérie e Melhor Ator em Minissérie para Gadd.

Apesar de The Bear liderar as indicações com 23 nomeações e sair da noite com 11 prêmios, a série não conseguiu o domínio absoluto que se esperava. A maior surpresa veio com a vitória de Hacks, que superou The Bear e venceu o prêmio de Melhor Série de Comédia. A atriz Jean Smart, protagonista de Hacks, também foi premiada como Melhor Atriz em Série de Comédia.

Outro momento significativo da noite foi a vitória de Liza Colón-Zayas, que fez história ao ser a primeira atriz latina a vencer na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia por sua atuação em The Bear. Em seu discurso, Colón-Zayas emocionou-se ao destacar a importância da representatividade e encorajou as mulheres latinas a “acreditarem em si mesmas e votarem pelos seus direitos”.

Além de Liza Colón-Zayas, Anna Sawai também quebrou barreiras ao se tornar a primeira atriz asiática a vencer na categoria de Melhor Atriz em Série de Drama, por sua atuação em Xógum. Ela superou concorrentes como Jennifer Aniston e Imelda Staunton.

Confira a lista dos principais vencedores:

Melhor Série de Comédia: Hacks
Melhor Série de Drama: Xógum
Melhor Minissérie ou Filme para TV: Bebê Rena
Melhor Atriz em Série de Comédia: Jean Smart, Hacks
Melhor Ator em Série de Comédia: Jeremy Allen White, The Bear
Melhor Atriz em Série de Drama: Anna Sawai, Xógum
Melhor Ator em Série de Drama: Hiroyuki Sanada, Xógum
Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV: Jodie Foster, True Detective: Night Country
Melhor Ator em Minissérie ou Filme para TV: Richard Gadd, Bebê Rena