O Creative Arts Emmys 2024, realizado no último domingo (8), destacou-se pela celebração das conquistas técnicas e criativas da televisão. Com a cerimônia inaugural do Emmy, que ocorrerá no próximo domingo, 15 de setembro, o evento deste ano já revelou 48 vencedores das categorias técnicas.
A série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, exibida no Brasil pelo Disney+, foi a grande vencedora da noite, conquistando 14 prêmios técnicos e estabelecendo um novo recorde. A série superou o anterior recorde de 13 prêmios, alcançado pela minissérie John Adams em 2008. Entre as categorias vencidas estão melhor ator convidado (Nestor Carbonell), elenco, cinematografia, figurino, penteados, maquiagem, design de título, edição de imagem, design de produção, edição e mixagem de som, performance de dublês e efeitos visuais.
A produção The Bear, também disponível no Brasil pelo Disney+, destacou-se na categoria de comédia, recebendo sete prêmios, incluindo melhor atriz convidada para Jamie Lee Curtis e melhor ator convidado para Jon Bernthal. A série, centrada na dinâmica de uma caótica cozinha de restaurante, também foi premiada em categorias técnicas como cinematografia, edição de imagem e mixagem de som.
Além disso, a série documental Welcome to Wrexham foi reconhecida nas categorias destinadas a produções documentais. A série Ahsoka, do universo Star Wars, recebeu o prêmio de Melhor Figurino de Fantasia/Ficção Científica, em homenagem ao trabalho de Shawna Trpcic, falecida em 2023.
Sandra Oh, conhecida por seu papel em Grey’s Anatomy, foi premiada com seu primeiro Emmy na categoria de Melhor Produtora por Quiz Lady, que também foi reconhecido como Melhor Filme para a Televisão.
A cerimônia do Primetime Emmy 2024, que revelará os vencedores das principais categorias, está agendada para o próximo domingo, 15 de setembro. As séries mais indicadas incluem Xógum, The Bear e Only Murders in the Building. A cerimônia será transmitida no Brasil pela TNT e pela plataforma Max, com a cobertura do tapete vermelho iniciando às 20h15 e a cerimônia principal às 21h.