A paixão pela música e a força da personalidade de Elza Soares continuam inspirando a todos os que conhecem a história de um dos maiores nomes da MPB. Dois dias antes de seu falecimento, aos 91 anos, Elza, uma mulher negra que passou anos de sua vida enfrentando o preconceito e a discriminação, realizou o sonho de eternizar a sua música no Theatro Municipal de São Paulo. No dia 5 de novembro, às 20h30, a TNT e a HBO Max exibirão o último show da cantora, o documentário musical inédito Especial Elza Ao Vivo no Municipal, que contém 15 das suas mais icônicas faixas. O registro também terá sessão especial na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no dia 26 de outubro.
Os registros realizados nos dias 17 e 18 de janeiro de 2022 foram transformados no álbum ‘Elza ao vivo no Municipal’, lançado no dia 13 de maio de 2022, Dia de Preto Velho na umbanda e também de resistência ao racismo e abusos cometidos em mais de 300 anos de escravidão no Brasil. A exibição chega à TNT e HBO Max como parte da programação especial do mês da Consciência Negra para relembrar e celebrar a luta contra a opressão.
No Especial Elza Ao Vivo no Municipal, foram selecionadas 15 faixas que contam as passagens de sua vida e como ela enxergava o mundo no auge de seus 91 anos. A música “Meu Guri”, que abre o disco, ganhou clipe inédito com depoimentos da cantora em relação ao corpo, performance, músicas, vestes e adereços. “Se Acaso você chegasse”, “A Carne” e “Maria da Vila Matilde”, entre outras, são gravados em uma mistura de ritmos, repertórios latinos e denunciam o racismo presente na sociedade brasileira. A canções refletem os desafios enfrentados pela cantora conhecida por sua voz rouca e potente.
Com linguagem e estilo de documentário musical, o Especial Elza Ao Vivo no Municipal traz uma curadoria de áudios e imagens inéditas de momentos importantes da vida da cantora, o que também evidencia o caráter documental da obra. Gravado durante a pandemia e, por isso, com apenas cinquenta pessoas na plateia, o show tem direção musical de Rafael Ramos, além de roteiro e direção cinematográfica de Cassius Cordeiro.
Em ordem de apresentação, as faixas do show são: Meu guri, Dura na queda, O morro, Lata d’água, Comportamento geral, Se acaso você chegasse, Balanço Zona Sul, Malandro, A carne, Volta por cima, Maria da Vila Matilde, Saltei de banda, Salve a mocidade, Banho e Mulher do fim do mundo.