Uma das fases mais elogiadas dos mutantes da Marvel Comics em muitos anos finalmente ganha edição no Brasil. House of X e Powers of X, escritas por Jonathan Hickman, serão lançadas em um encadernado pela Panini na segunda quinzena de maio.
Na trama, Xavier oferece à humanidade novas e milagrosas drogas que têm o poder de aumentar a expectativa de vida, curar praticamente todas as enfermidades e até mesmo dar fim às doenças da mente, como depressão e ansiedade. Com essas soluções à disposição, ele espera um pagamento adequado para tal milagre.
Sem entregar muito da história, podemos adiantar que o Professor X funda uma nova nação mutante e exige o reconhecimento de soberania pelas nações de todo o mundo. Em vez do tão antigo sonho de coexistência pacífica de humanos e mutantes, agora Xavier quer apenas paz e um lugar seguro para sua espécie.
Editorialmente falando, House of X (desenhada por Pepe Larraz) e Powers of X (com arte do brasileiro R.B. Silva) representaram uma retomada de relevância para os super-heróis mutante na Marvel. A obra de Hickman deu origem a um recomeço da franquia dos heróis, no que ficou conhecida como Dawn of X (Aurora do X). Com sucesso de crítica e público, a série traz de volta o protagonismo dos personagens, que tinha sido perdida na última década.
Hickman fez duas minisséries de seis edições cada que estão intrinsecamente ligadas, o que também pode ser entendida como uma maxisaga de 12 números (o próprio autor sugere a leitura intercalada). A decisão da Panini por aqui, seguindo a ideia da leitura cronológica, foi lançar uma edição unindo os dois títulos, chamados aqui de Dinastia X e Potências de X, o que pode inicialmente desagradar os leitores que esperavam colecionar as edições ao modo como foram lançadas originalmente.
X-Men #1 terá 96 páginas e está em pré-venda por R$ 17,90.