EC Comics, editora dos Contos da Cripta, volta a publicar quadrinhos após 70 anos

A ressurreição da EC vai contar com nomes de peso como Brian Azzarello, Jason Aaron, Cullen Bunn e Lee Bermejo

ec
Trecho da capa da nova HQ da EC Comics, por Lee Bermejo. (Divulgação).

A EC Comics, uma das mais conhecidas editoras de quadrinhos de terror e fantasia, anunciou seu retorno após quase 70 anos de sua última publicação . Os novos títulos sairão pela editora estadunidense Oni Press, segundo noticiou o NY Times nesta segunda (19).

A notícia causou rebuliço no mercado editorial por conta da relevância e influência que a EC Comics possui ainda nos dias de hoje. A nova linha estreia este ano nos EUA com duas antologias: Epitaphs From Abyss #1, voltado para o terror, em julho e Cruel Universe #1, com foco em ficção científica, em agosto.

E essa ressurreição da EC trará nomes de peso como Brian Azzarello, Jason Aaron, Cullen Bunn, Kano, Cecil Castellucci, entre outros, além de contar com veteranos como Lee Bermejo e J.H. Williams III, que assinam as capas das novas revistas.

Fundada em 1944 e com o auge nos anos 1950, a EC Comics ganhou fama por seu conteúdo chocante, que trazia temas sociais atuais e cenas de violência, crimes e sexo, sem muito pudor. Os quadrinhos desafiavam os limites do gênero e foram perseguidos pela sanha conservadora dos EUA no período (a era McCarthy). Os gibis inclusive foram o foco do livro A Sedução do Inocente, que acusavam os quadrinhos de promoverem a “deliquência juvenil”. Sob pressão, a indústria acabou criando um selo autorregulatório, o Comics Code Authority, mas a EC parou de publicar gibis em 1956.

Entre os títulos clássicos da editora estavam Tales From The Crypt (Contos da Cripta), Weird Science, Two-Fisted Tales, entre outros, que renderam inúmeras imitações e influenciaram diferentes artistas em variadas mídias. Nomes como John Carpenter, Guillermo Del Toro, Matt Groening, James Gunn, George Lucas, George R.R. Martin, Steven Spielberg e Stephen King já falaram da admiração pelas histórias da EC.

EC Comics.
Gibis da EC nos anos 1950: editora influenciou diversos artistas. (Divulgação).

A parceria da EC Comics com a Oni Press acontece a partir de um acordo com os herdeiros do famoso publisher da EC, William M. Gaines.

“Como disse o meu pai, ‘Só no limite do bom gosto!’ e estou muito entusiasmada por exibir o bom gosto da EC com a Oni Press, que se distinguiu tanto por uma biblioteca premiada de HQs e graphic novels como por uma compreensão apaixonada do papel singular da EC para as histórias em quadrinhos”, disse Cathy Gaines Mifsud, filha de William M. Gaines Agent e atual administradora dos direitos da obra do pai.

Leia mais
O blog O Quadro e o Risco fez um texto interessante da influência da EC Comics no trabalho de George Romero.

Encontrou um erro? Fale com a gente

Editor