Duo Festim estreia com o EP “Bipolar”

Com produção musical de Luã Yvys, o projeto conta com a participação de Elba Ramalho na canção “Enxote”

Copia de Copia de Post Noticias 9
(Divulgação)

Com composições que falam de afetos e relacionamentos, o duo Festim – formado pelos cantores e compositores André Moreno e Dito Bruzugú – lançará seu primeiro EP autoral, Bipolar, dia 20 de fevereiro de 2025, em todas as plataformas pela Sonora Digital. O cantor e compositor Luã Yvys assina os arranjos e a produção musical das sete faixas do projeto, que conta com a luxuosa participação de Elba Ramalho na música “Enxote” e também inclui a premiada “Teu Silêncio Não é Meu Lugar”, eleita a Melhor Música entre 736 canções no Festival de Música Nacional 2024 da Rádio Nacional e que ganhará videoclipe, com lançamento marcado para o dia 13 de março.

As faixas “Água de Mar”, “Enxote”, “Resgate” e “Teu Silêncio Não é Meu Lugar” já foram lançadas previamente como singles e ainda compõem o EP as inéditas: “Contratempo”, “Resgate” e “Coração Bipolar”, que inspirou o nome do projeto.

Show de Lançamento

Comemorando o lançamento do EP, o Festim fará um show dia 21 de fevereiro, às 21h, no JClub, da Casa Julieta de Serpa. A casa abre às 20h. Além das canções do projeto, o repertório também contará com releituras. O evento terá a participação especial da cantora e compositora Marcela Brandão.

Bipolar transporta o som do Festim – que compõe as canções em violões – para um novo lugar: com banda e elementos como guitarra e percussão, atingindo uma sonoridade POP e agitada em alguns momentos, sem perder as características românticas do som acústico. Já as letras – criadas individualmente ou em parceria pelos amigos – trazem reflexões e episódios relacionados a relacionamentos, sonhos, saudade e conflitos.

“As canções do EP são profundamente pessoais e refletem sentimentos de cada um de nós. A faixa ‘Coração Bipolar’ foi escolhida para dar título ao projeto, porque retrata as transições repentinas que ocorrem em alguns relacionamentos, alternando entre momentos de alegria e frustração e essa dinâmica também acontece nas faixas como um todo”, comenta Dito.

20240303152622 IMG 7798 3 2
(Divulgação)

Assim, a escolha do nome reflete essa oscilação emocional presente nas faixas, que exploram as dinâmicas dos relacionamentos, incluindo momentos felizes e frustrações:

“Inicialmente, o EP surgiu de forma espontânea, sem uma narrativa planejada, mas ao longo do processo, percebemos a importância de criar variações rítmicas e harmônicas para garantir uma experiência dinâmica e envolvente. Apesar dessa diversidade, as músicas trazem a identidade única do Festim”, conta André.

Já a participação de Elba Ramalho veio por intermédio do produtor musical Luã Yvys, filho da cantora que, assim que conheceu o Festim, se conectou imediatamente com o som. “Enxote” traz referências sonoras nordestinas como zabumba, triângulo e sanfona:

“Para nós, foi um verdadeiro sonho gravar com a Elba. Ela é uma grande inspiração. Nunca imaginamos que um dia dividiríamos uma faixa e ainda por cima um xote, leve e romântico, daqueles que pedem uma dança coladinha. É realmente uma honra. Com todo o seu talento vocal e simplicidade, Elba dá um toque suave e feminino à canção, com seus vibratos surpreendentes e marcantes”, diz Dito.

Os arranjos do EP “Bipolar” foram construídos de forma coletiva, mas sempre com o direcionamento e o suporte de Luã. O produtor musical, em parceria com o duo, trabalhou na modelagem e no ajuste dos arranjos e na escolha dos instrumentos mais adequados para cada faixa, contribuindo para a originalidade, identidade e liberdade artística da dupla, especialmente por se tratar de seu projeto de estreia.

20240303170211 IMG 8355 1 1
(Divulgação)