Foi realizada nesta sexta-feira (30), na Colônia de Pescadores Z-10, em Itapissuma, a pré-estreia do documentário Pescadora de Direitos. O curta-metragem retrata a trajetória de Joana Mousinho, que se tornou, na década de 1970, a primeira mulher a assumir a presidência de uma colônia de pescadores no Brasil. A exibição foi gratuita e contou com um bate-papo com a equipe responsável pelo filme.
Dirigido por Jéssica Raphaela e roteirizado por Kamilla Pacheco, o documentário aborda a atuação de Joana na articulação de pescadoras artesanais de Pernambuco e na reivindicação de direitos trabalhistas e previdenciários para mulheres do setor pesqueiro. O filme também trata da participação de Joana em pautas relacionadas aos territórios pesqueiros e ao meio ambiente.

A produção foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, com repasses do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
A diretora Jéssica Raphaela é jornalista, fotógrafa e atua como produtora cultural na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Assinou curtas como Roda Mundo, a Arte é uma Viagem (2024), Música na Árvore (2024), Quando o Lixo é Casa (2018) e O Silêncio Atrás da Serra (2016). A roteirista Kamilla Pacheco é jornalista, com experiência em pautas de direitos humanos e política indigenista. Também atuou na produção executiva do curta.
Outro exemplo de obra neste mesmo segmento é o longa Pureza (2022), baseado na história de Pureza Lopes Loyola, trabalhadora rural que denunciou o aliciamento de trabalhadores para condições análogas à escravidão no interior do país.


