O documentário Milton Bituca Nascimento, que celebra o legado e a turnê de despedida do icônico músico Milton Nascimento, foi confirmado para integrar a 28ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, em 2025. O filme da diretora Flávia Moraes será exibido ao ar livre no dia 26 de janeiro, às 18h, como parte da Mostra Praça.
A produção, que traz depoimentos de personalidades como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Mano Brown, Djamila Ribeiro, Quincy Jones, Spike Lee e Paul Simon, busca refletir sobre o impacto global da obra de Nascimento, destacando a simplicidade e profundidade de suas composições.
Além dos depoimentos de figuras próximas ao músico, o documentário também acompanha a turnê de despedida de Nascimento, registrando a conexão do artista com seus fãs ao longo de mais de dois anos de gravações.
A produção de Milton Bituca Nascimento conta com a colaboração do Canal Azul, Gullane, Nascimento Música e Claro, em parceria com Why? Stories Matter, Vital Studios e MoonSailor. A distribuição do filme será realizada pela Gullane+, com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, e com apoio institucional da ANCINE.
A estreia oficial nos cinemas brasileiros ocorrerá em 20 de março de 2025.