Documentário ‘Ithaka: A Luta de Assange’ terá sessão debate com o pai do ativista no Recife

Estreia acontece nesta quinta-feira (31), no Cinema da Fundação. Longa retrata a batalha pela liberdade do fundador do Wikileaks

ITHAKA A LUTA DE ASSANGE 03
Filme acompanha a jornada de John Shipton, um pai lutando para salvar seu filho. (Foto: Divulgação/Pandora Filmes).

Ithaka: A Luta de Assange, documentário sobre a luta pela liberdade do fundador do Wikileaks Julian Assange, é uma das estreias nacionais mais aguardadas desta semana. Nesta quinta (31), o Cinema da Fundação, no Derby, receberá John Shipton, pai do ativista, para uma sessão debate do longa.

Dirigido por Ben Lawrence, o filme retrata o caos que a vida de Shipton se transformou com a prisão do filho. No Recife, o longa terá também exibições diárias nas salas Derby e Museu da Fundação Joaquim Nabuco.

Assange fundou Wikileaks em 2006. Em 2010, ele divulgou documentos secretos que revelaram os horrores cometidos pelo Exército Americano na Guerra do Afeganistão e, desde então, passou a ser perseguido pelos EUA.

O ativista foi preso em 2019, quando foi expulso da Embaixada do Equador em Londres e perdeu o asilo político concedido pelo país sul-americano. Hoje, ele está na prisão de segurança máxima de Belmarsh, na Inglaterra, enquanto os EUA seguem em busca pela sua extradição.