O documentário Noel Rosa – Um Espírito Circulante, dirigido e roteirizado por Joana Nin, estreia nos cinemas brasileiros no dia 24 de abril. A produção revisita a trajetória de um dos nomes mais emblemáticos da música popular brasileira, destacando sua influência na história do samba a partir de uma perspectiva que mescla memória, território e legado artístico.
O longa parte do bairro de Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro, onde Noel Rosa nasceu e construiu grande parte de sua obra. A narrativa reúne relatos de antigos parceiros do compositor, como Cartola, Aracy de Almeida e Marília Batista, além de vozes contemporâneas, como Dori Caymmi, Moacyr Luz, Mart’nália e Edu Krieger. O artista faleceu em 1937, aos 26 anos, deixando um legado de cerca de 250 composições.

O ponto de partida para o projeto nasceu de uma experiência pessoal da diretora, que viveu em Vila Isabel a partir de 2012. “Minha conexão com Noel Rosa se intensificou quando eu me mudei para o bairro de Vila Isabel, em 2012,” contou Joana Nin. “Fui ao supermercado que funcionava no prédio da antiga Fábrica de Fiação e Tecidos Confiança. Eu estava lá fazendo compras e de repente soou uma sirene muito alta. Ao questionar um funcionário, descobri que eles mantinham a tradição em respeito à comunidade local. Este som inspirou Noel Rosa a compor Três Apitos, ainda que a Fábrica de Tecidos não fosse o local de trabalho de Fina, sua musa inspiradora da canção. Era uma licença poética porque ele ouvia diariamente esse apito da casa onde morava, na Rua Teodoro da Silva. Eu achei isso muito interessante e decidi entender melhor a relação do bairro com o compositor, mesmo tanto tempo depois de sua morte.”
A produção do documentário envolveu uma equipe dedicada à pesquisa histórica e musical. A playlist comentada presente no filme foi elaborada por Henrique Cazes, com produção musical de Fábio Nin. A pesquisa de arquivo contou com a colaboração de Beth Formaggini, Patrícia Machado e Gabriela Santiago.
Gravado ao longo de vários anos, o projeto foi interrompido durante a pandemia da Covid-19 e finalizado em 2023. Sua primeira exibição ocorreu em 2024, durante o Festival do Rio.
Noel Rosa – Um Espírito Circulante é uma produção da Sambaqui Cultural, com distribuição da Boulevard Filmes e codistribuição da Vitrine Filmes. O lançamento conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo.
Confira o trailer: