Inspirado no filme cult japonês Dark Water (2002), de Hideo Nakata, a marca catarinense Marcussoon trouxe um clima dark ao Dragão Fashion Brasil no terceiro dia de desfiles, no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza. A coleção, segundo o próprio autor, trazia uma “sensualidade oriental reprimida”, misturada com era Vitoriana e sensações provocadas pela água. Há também vestidos-armadura, kimonos, tapeçaria e vestido estilo samurai.
O desfile trazia sons de chuva, trovoadas e trouxe modelos vestidas de preto, brilho, com uma pegada atmosfera dark. O longa japonês que inspirou a coleção mostra uma mulher saindo de uma relação conturbada. Ela e a filha se mudam para um apartamento pequeno no subúrbio de Tóquio, quando passam a ser assombradas por constantes goteiras e ruídos de água.
“Todas as minhas peças são únicas”, diz Marcus no backstage do Dragão. “Não temos pretensão nenhuma de que essas roupas cheguem ao mercado. Foram feitas apenas para o evento”. O estilista tem uma relação antiga com a moda autoral do Ceará. Catarinese, a marca entrou na escalação principal há 11 anos, quando venceu o concurso de novos criadores. Desde então, é um dos destaques.
Fundada em Santa Catarina, a Marcusson é formada por Marcus e Soon, brasileiro e sulcoreana, casados na vida real.
Veja mais fotos do desfile (por Roberta Braga, Ricardo K e Silvia Boriello. Backstage: Nicolas Gondim)
* O jornalista viajou a convite da organização do festival