Devotos é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial com placa no Alto José do Pinho

A iniciativa, de autoria da vereadora Cida Pedrosa, celebra as mais de três décadas de história da banda no cenário cultural do Recife

Copia de Copia de Post Noticias 83
(Foto: Divulgação)

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) promove nesta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, às 14h, a cerimônia para descerrar a placa de reconhecimento da banda Devotos como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O evento acontecerá na fachada da residência de Cannibal, vocalista e baixista da banda, localizada em frente à rua onde tradicionalmente acontecem os ciclos festivos, no Alto José do Pinho — rota que já foi palco de shows memoráveis do grupo.

A homenagem se baseia na Lei Municipal nº 19.213/24, sancionada em 22 de abril de 2024 pelo prefeito João Campos (PSB). A iniciativa, de autoria da vereadora Cida Pedrosa, foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal do Recife, através do Projeto de Lei nº 279/2023.

Reconhecimento do legado da Devotos

Desde o final dos anos 1980, a banda Devotos — formada por Cannibal (voz e baixo), Neilton Carvalho (guitarra) e Celo Brown (bateria) — vem protagonizando a cena alternativa e punk recifense. Originários do Alto José do Pinho, seu som e mensagem sempre ecoaram com força nas periferias, abordando temáticas sociais e políticas profundas.

Nas palavras do próprio Cannibal, “a importância de um título como esse é a representatividade que ele causa no meio da cena punk, a cena alternativa de Pernambuco e do Brasil. Estamos muito felizes com esse reconhecimento de todo um trabalho que ultrapassa a música. Devotos é uma banda que surgiu para mudar um quadro social e a gente faz parte dessa mudança aqui no Alto Zé do Pinho”.

A vereadora Cida Pedrosa reforça a relevância da iniciativa: “nada mais justo do que reconhecer o legado de um grupo que atua há mais de 30 anos levando nossa cidade para o mundo. Fazendo da cena do Punk Rock travessia para que jovens da periferia do Recife possam ter mais oportunidades através da cultura. O Alto Zé do Pinho segue sendo celeiro de boas e novas revoluções”.

Devotos PE Fotografia Tiago Calazans
(Foto: Tiago Calazans/Divulgação).

Importância simbólica

A cerimônia marca oficialmente o reconhecimento institucional — e comunitário — do papel transformador da banda Devotos. A placa, instalada em local simbólico da vida e trajetória da banda, reforça a conexão entre arte, resistência periférica e memória urbana.

Descerramento de placa com a titulação da banda Devotos como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.

Data: Sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Horário: às 14h.

Local: Fachada da casa de Cannibal, no Alto José do Pinho.