Em 2024, pela primeira vez na história, o Carnaval do Recife dá início à folia com um dia de antecedência. Nesta quinta-feira (8), o palco principal no Marco Zero faz as boas vindas à Festa de Momo com uma programação multicultural que explora a diversidade musical do estado e do Brasil.
Já a partir das 15h, o principal polo da capital Pernambucana recebe as primeiras realizações. Quem abre o primeiro dia é Ubuntu e seus afoxés com Marienne Castro. Em seguida, o espetáculo Tumaraca comemora os 80 anos de Naná Vasconcelos com participações ilustres de figuras como Luna Vitrolira e a baiana Olodum, também atração da noite.
Sobem ao palco, a Orquestra Popular do Recife, DJ Pepe Jordão até dar lugar ao Recife Cidade do Mangue. A homenagem a Chico Science será encabeçada por sua filha e também artista, Louise. Se somam a ela nomes como Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Ogan e Nailson Vieira.
Fechando a programação com chave de ouro, se apresentam os “headliners” Gilberto Gil e Raphaela Santos.
Confira a programação completa desta quinta-feira (8):
15h – Clarinada – Abertura do Carnaval do Recife: o Maior em Linha Reta
16h – Ubuntu, cerimônia de lavagem simbólica do Marco Zero e ruas do Recife Antigo, com Mariene de Castro
17h45 – Tumaraca – 80 Anos de Naná Vasconcelos Com as Nações de Maracatu de Baque Virado. Participação de Olodum
19h – DJ Pepe Jordão
19h50 – Olodum
20h40 – Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo Com Participação de Marron Brasileiro e André Rio
22h – Recife Cidade do Mangue, com Louise e participação de Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Ogan e Nailson Vieira
23h40 – Gilberto Gil
01h20 – Raphaela Santos
Galo de pé na ponte Duarte Coelho
Também pela primeira vez na história, o mestre do Carnaval recifense, o Galo da Madrugada, subiu com antecedência. Nessa quarta-feira (7), o Galo Gigante da Paz ficou de pé. Para celebrar o momento, além dos foliões, orquestras, passistas, tribo de Caboclinhos e uma balsa sobre as águas do Capibaribe, com o comando do Maestro Forró deram o tom para a recepção.