O artista pernambucano Rafael Sisant lançou o livro Desenhança, obra que reúne ilustrações e poesias com o objetivo de mostrar às crianças a diversão que é dançar. Conhecido por seu trabalho nas artes visuais e na dança, Sisant tem desenvolvido pesquisas que integram as duas linguagens e resultaram em diferentes criações ao longo da última década.
Este é o terceiro livro do artista e marca o encerramento de uma trilogia iniciada em 2014. A inspiração veio de sua experiência ministrando aulas de arte para crianças, trazendo para a publicação um recorte voltado à representatividade racial. Todos os personagens ilustrados no livro são crianças negras. “Esse recorte traz essa representatividade, a importância de valorizar a beleza da pele negra”, afirma Sisant.
Durante o lançamento realizado em Garanhuns (PE), o estudante João Victor destacou a forma como a obra mistura linguagens. “Achei muito legal que ele se inspirou no desenho de dança, que é bem interessante para a gente criar uma imagem visual. Parece que o desenho está dançando e contando o que o livro quer falar”, disse.

A recepção também foi ressaltada por educadores presentes no evento. Socorro Feitosa, professora de leitura da Escola Municipal Padre Dehon, destacou a importância do contato das crianças com o autor. “A finalidade última da arte é quem vai recebê-la e esse contato é fantástico, traz uma energia nova e faz com que o aluno perceba que o artista é de carne e osso. Dali, com certeza, surgirão outros artistas, são sementes plantadas”, afirmou.
O projeto Desenhança é realizado pelo núcleo de pesquisas artísticas Confraria 27 e conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Edital Funcultura Geral 2022/2023.

