O coletivo DanzÁfrica Mandén realiza, nesta sexta-feira (8), às 19h, o espetáculo Uma História de Encontros, no Teatro Fernando Santa Cruz, localizado no Mercado Eufrásio Barbosa, no bairro do Varadouro, em Olinda. A apresentação tem entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do início, na bilheteria do teatro.
- Leia também: Cia Penduricalho celebra 15 anos com mostra gratuita de números circenses no Teatro Apolo
O espetáculo propõe uma imersão na tradição cultural Malinke, originária do Mali, na África Ocidental. A apresentação será dividida em dez atos, conduzidos por ritmos mandinga, como Sofa, Sinte, Kono, Yankadi, Soko, Mane, Maraka, Kuku, Konowulen e Djole. A proposta é transmitir saberes ancestrais através da dança, da percussão e da oralidade, conforme difundidos por mestres e mestras da África Ocidental.
“O espetáculo espalha essa cultura africana por meio de uma narrativa visual e sonora, unindo dança, percussão e música para apresentar e valorizar a tradição Malinke, rica por si só em práticas culturais. Durante a apresentação, a gente também conta a história de conquistas coletivas do DanzÁfrica Mandén. O corpo dança, o tambor chama e a ancestralidade pulsa. Cada ritmo, cada passo, cada toque no tambor une gerações”, afirma o grupo.

A musicalidade do espetáculo é composta por instrumentos tradicionais de percussão, como djembe e krin. A dança Moribayassa também terá destaque. Para o DanzÁfrica Mandén, a iniciativa reforça a importância das culturas de matriz africana no Brasil e contribui para o fortalecimento da identidade negra local.
“A gente cria um espaço de encontro e transformação cultural e, ao mesmo tempo, de resistência da cultura negra e de coletividade. O que conseguimos é juntar o que tem de diverso na arte às memórias das raízes ancestrais africanas. E é com respeito, estudo e amor que compartilhamos tudo isso”, destaca o coletivo.
O DanzÁfrica Mandén surgiu em 2016, inicialmente como um projeto de pesquisa na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu (PR). Em 2017, o grupo passou a atuar em Pernambuco, com artistas de Recife e Olinda, e consolidou-se como coletivo em 2019.
Além do espetáculo, o grupo realizará oficinas gratuitas de dança e percussão no dia 13 de setembro, no Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro (Muafro), no Recife Antigo. A oficina de percussão será das 9h às 12h, e a de dança das 14h às 17h. As atividades fazem parte de uma parceria entre o coletivo e o museu.
“Essas atividades formativas colaboram para o fortalecimento do diálogo das pessoas locais com as tradições africanas, criando um ambiente de expressão artístico-cultural e de destaque para o reconhecimento das influências das culturas popular e negra no cenário local”, pontua o grupo.
O espetáculo Uma História de Encontros tem incentivo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), através do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com aprovação também do Governo do Estado de Pernambuco.
Serviço:
DanzÁfrica Mandén | Show-espetáculo Uma História de Encontros
Data: 08 de agosto de 2025 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Fernando Santa Cruz (Mercado Eufrásio Barbosa – Varadouro, Olinda)
Entrada gratuita (retirada de ingressos 1h antes do espetáculo)
Oficinas gratuitas de dança e percussão
Data: 13 de setembro de 2025 (sábado)
Local: Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro (Rua Mariz e Barros, nº 328 – Recife Antigo)
Percussão: 9h às 12h
Dança: 14h às 17h


