O documentário “Atrás da Porta”, produzido pela mandata da deputada estadual Dani Portela, traça um panorama da violência contra a mulher em Pernambuco. O filme será exibido nesta terça-feira (29), às 18h, no Auditório G1, da Universidade Católica de Pernambuco.
Relatos de episódios e depoimentos de pernambucanas escancaram o cenário nocivo de uma sociedade machista e patriarcal. Com recorte estadual, o roteiro reflete sobre a problemática evidenciando temas como relacionamentos abusivos, agressões domésticas, insegurança urbana, problemáticas estruturais e com destaque, o despreparo do poder público na proteção e combate a este quadro.
A inspiração para o documentário foi a morte da engenheira Patrícia Santos, amiga próxima da deputada. Patrícia morreu numa colisão entre o carro que estava e uma árvore. O veículo estava sendo dirigido pelo ex-companheiro Guilherme José de Lira, que causou a batida propositadamente, configurando o crime de feminicídio. O culpado foi condenado, em resolução judicial apresentada no início deste ano, a 21 anos de prisão.
Além de Dani Portela, o filme conta com a participação da jornalista Fabiana Moraes, autora da série de reportagens “Ave Maria”, que aborda casos de violência contra mulheres. A narrativa do documentário tem como base o relato de uma vítima de agressão pelo ex-marido. A história dela e a de Patrícia evidenciam a atmosfera agonizante de relações abusivas e do peso de ser mulher nesta sociedade.
Sessão do documentário “Atrás da Porta”
Data: Terça-feira, 29 de novembro
Horário: 18h
Local: Auditório G1, Universidade Católica de Pernambuco, Rua do Príncipe, 526 – Boa Vista, Recife