Dandara dos Palmares é homenageada pela Mauricio de Sousa Produções

Ação vem dentro do projeto Donas da Rua da História para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

link
Milena como Dandara pelo Donas da Rua. (MSP/Divulgação).

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de junho), a Mauricio de Sousa Produções (MSP) presta homenagem a Dandara dos Palmares. Também com o propósito de enfatizar e estimular debates sobre a importância da igualdade racial, a figura histórica é representada pela personagem Milena que incorpora o conceito de empoderamento em sua personalidade.

A ação faz parte do projeto Donas da Rua da História, que tem como um de seus objetivos proporcionar visibilidade às mulheres notáveis, inspirando meninas e outras mulheres a conquistarem seu espaço em áreas como artes, ciências, esportes e literatura. 

Além de ter sido companheira de Zumbi, Dandara foi reconhecida como guerreira e estrategista na defesa do Quilombo dos Palmares, maior símbolo da resistência preta no Brasil. Em 2019, Dandara teve seu nome inscrito junto ao de Zumbi no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. 

Além da guerreira preta, outras grandes mulheres, escritoras, esportistas e cientistas fazem parte do hall das Donas da Rua da História.