“Crônica da Passagem do Inglês”, de Eliezer Moreira, explora história e amor no Brasil imperial

Lançamento do livro de Eliezer Moreira acontece nesta quinta-feira (11)

Copia de Imagem post padrao 3 3
Foto: Rainer Oliveira/Divulgação.

A Livraria da Travessa, em Botafogo, receberá o lançamento de Crônica da Passagem do Inglês, novo romance do jornalista e roteirista Eliezer Moreira, nesta quinta-feira (11). O evento contará com um bate-papo entre o autor e o poeta e crítico Alexei Bueno, das 19h às 22h.

O romance, publicado pela Cepe Editora, é ambientado em 1867 e tem como ponto de partida a visita do diplomata e aventureiro inglês Richard Francis Burton à cidade mineira de Januária. Burton, uma figura histórica notável por suas inúmeras expedições e sua capacidade de falar mais de 20 idiomas, é conhecido por suas traduções de obras como Kama Sutra e As mil e uma noites. Durante sua estadia no Brasil, de 1865 a 1869, Burton serviu como cônsul em Santos (SP).

Em Crônica da Passagem do Inglês, Eliezer Moreira entrelaça fatos históricos e ficção, centrando-se no triângulo amoroso entre Quirina, uma negra escravizada e abolicionista; Arcanjo, um negro escravizado e alfabetizado; e Ballard, um irlandês que chegou ao Brasil e nunca mais voltou à Europa. A narrativa é conduzida por Heleno, um aprendiz de jornalista que, mais de cem anos após a visita de Burton, inicia uma busca por uma crônica perdida sobre os dois dias e meio que o cônsul passou em Januária.

“Vivi em Januária a infância e a juventude, procurei fazer um retrato fiel da cidade e dos personagens envolvidos na história, mantendo inclusive seus nomes reais. Sob esse aspecto a narrativa chega a ter um tom próximo do memorialismo, e de fato é, em algumas passagens”, comenta Eliezer.

O livro aborda temas como o recrutamento forçado de soldados para a Guerra do Paraguai, a extração e exploração de minérios, e as tensões sociais e políticas do Brasil imperial do século XIX. “É também uma história de amor, de desejo e de paixões,” afirma Moreira. “O romance conta a história do envolvimento do cônsul nos acontecimentos locais, quando a cidade, à beira do Rio São Francisco, se achava sob um clima de conflitos e conflagração nas ruas”.

Eliezer Moreira, nascido em Cocos (BA) e crescido em Januária (MG), vive atualmente no Rio de Janeiro. Jornalista, escritor e roteirista de cinema e TV, Moreira é autor de diversas obras premiadas, incluindo A Pasmaceira (Record/1990), vencedor do Prêmio Graciliano Ramos da União Brasileira de Escritores, e Olhos Bruxos (Penalux/2019), finalista do Prêmio Jabuti 2020.

Cronica da passagem do ingles
Foto: Divulgação.

Serviço:
O que: Lançamento de Crônica da Passagem do Inglês
Quando: 11 de julho (quinta-feira)
Hora: Das 19h às 22h
Onde: Livraria da Travessa (Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo, Rio de Janeiro)
Preço: R$ 70 (impresso) e R$ 35 (e-book)