Coquetel Molotov Negócios apresenta programação e debates para a música independente

Evento reúne artistas, produtores e gestores em dois dias de oficinas, painéis e imersão no Recife Antigo

Coquetel Molotov Negocios credito Hannah Carvalho
Foto: Hannah Carvalho/Divulgação.

O Coquetel Molotov Negócios realiza sua sétima edição nos dias 4 e 5 de dezembro, no Porto Digital, no Recife Antigo, com programação gratuita voltada à formação e ao mercado da música independente. O evento, que já passou por Campina Grande e João Pessoa neste ano, reúne artistas, produtores, curadores, gestores e profissionais da indústria criativa para dois dias de pitchings, painéis, oficinas, imersão e showcases.

A edição de 2025 traz conversas e atividades sobre sustentabilidade dos festivais, circulação artística, inovação digital, comunidade e estratégias profissionais. Entre os participantes estão nomes como Gaby Amarantos, Urias, Michelle Melo, Yan Hayashi, Carol Mattos, Ana Morena, Lucas Logiovini, Lenne Ferreira, Maurício Spinelli, Elza Medeiros, Antonio Gutierrez e Walter Júnior. O debate integra ainda representantes do poder público ligados à cultura e ao turismo.

Uma das novidades desta edição é a Imersão – Conexões e Caminhos da Música, realizada nas manhãs dos dois dias, reunindo artistas pernambucanos e agentes do mercado em rodas de diálogo sobre desafios e perspectivas profissionais. O evento também oferece oficinas sobre maquiagem como performance, proteção de obras, circulação artística, empreendedorismo, formalização de negócios e estratégias para plataformas digitais.

A programação de debates inclui encontros sobre os 20 anos do grupo Guerreiros do Passo, o papel da música no turismo, a análise faixa a faixa do disco CARRANCA, de Urias, além de mesas com representantes de iniciativas como Batekoo e Shotgun.

A mesa “UBC Apresenta: Da cultura pop ao mainstream – Caminhos da composição de hits brasileiros” reunirá nomes que estão por trás de grandes hits na música brasileira: Carolzinha (compositora indicada cinco vezes ao Latin Grammy com Anitta, Ludmilla, Luísa Sonza e Iza), Rodrigo Gorky (DJ, produtor e responsável por hits para Pabllo Vittar, Urias, Banda Uó e Jaloo), Jota Michiles (Patrimônio Vivo de Pernambuco e autor de frevos inesquecíveis como “Bom Demais” e “Diabo Louro”) e Michelle Melo (ícone do brega recifense) com mediação do cantor Romero Ferro. 

No encerramento, Gaby Amarantos participa de conversa com Dany Miller sobre o processo criativo e o conceito do álbum Rock Doido. O novo trabalho da artista une referências da Amazônia, da música pop e das sonoridades afro-brasileiras para construir uma obra pessoal e política.

Com realização da Coda Produções e do Instituto Cultural Coquetel Molotov, a iniciativa antecede o Festival No Ar Coquetel Molotov, marcado para 6 de dezembro no Campus da UFPE. O projeto conta com apoio da Prefeitura do Recife, Embratur, Senac, Porto Digital, UBC e Shotgun.

7º Coquetel Molotov Negócios. Dias 4 e 5 de dezembro, das 10h às 20h, no Porto Digital (Cais do Apolo, 222 – Recife Antigo). Entrada gratuita. Inscrições: Imersão | Atividades.