“Como Pedra” de Luckas Iohanathan é indicado ao Fauve d’Or no Festival de Angoulême

Obra concorre ao prestigioso prêmio de Melhor Álbum

Copia de Imagem post padrao 3 7
Foto: Divulgação.

O Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, um dos maiores eventos de quadrinhos do mundo, revelou sua seleção oficial para a 52ª edição, que ocorrerá de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025. Entre os álbuns indicados ao cobiçado Fauve d’Or, prêmio que reconhece o Melhor Álbum do Ano, encontra-se Como Pedra, uma graphic novel do autor brasileiro Luckas Iohanathan.

Lançada inicialmente no Brasil em 2023 pela Comix Zone, e publicada em sua versão francesa pela iLatina, Como Pedra recebeu o Prêmio Jabuti 2024 na categoria Histórias em Quadrinhos. A história se passa no sertão nordestino e narra a luta de uma família contra a miséria e a adversidade, enquanto enfrentam a seca, a fome e o fanatismo religioso.

A filha do casal, prisioneira de uma cadeira de rodas, se vê também confrontada por uma doença que a priva da voz e do movimento. A obra é uma reflexão sobre a resistência humana diante da dor e da desesperança.

A inclusão de Como Pedra na seleção oficial do Festival de Angoulême é um importante reconhecimento da qualidade e do impacto da obra, que agora representa o Brasil em um dos maiores palcos internacionais do quadrinho. O festival, que ocorre anualmente na cidade de Angoulême, França, reúne os maiores nomes dos quadrinhos e celebra a diversidade cultural e artística do gênero.

A edição de 2025 contará com exposições sobre figuras importantes como Posy Simmonds e Julie Birmant, além de uma homenagem ao Superman, entre outras atrações.