Foto por Adriano Franco.
A Comic House, livraria em João Pessoa (PB) especializada em histórias em quadrinhos, celebra 22 anos de atuação com a inauguração de uma loja física neste sábado (26). Após cinco anos funcionando exclusivamente em formato digital, a livraria retoma o atendimento presencial com uma programação cultural voltada ao público leitor e ao mercado de quadrinhos.
A programação de inauguração contará com uma performance do Coletivo Tribo Éthnos às 17h30. Em seguida, às 18h30, será realizada uma sessão coletiva de autógrafos com quadrinistas como Mike Deodato, Paulo Moreira, Alberto Pessoa e Vant Vanz.
Fundada pelo produtor cultural Manassés Filho, a Comic House tem atuado na promoção de atividades voltadas à diversidade artística e à produção independente. Ao longo de sua trajetória, organizou eventos com participação de autores de diferentes regiões, incluindo nomes locais, nacionais e internacionais, o que contribuiu para seu reconhecimento no circuito cultural. “Observo que a loja física é um elo importante que fortalece as relações com leitores, autores e editoras”, diz Manassés. “Porque, por mais que estamos conectados e imersos em uma imensa profusão de conteúdo, muitas vezes a mensagem não é capturada de forma eficaz e muito acaba se perdendo. Com isso, obras e autores não conseguem o destaque merecido.”
O empresário e produtor cultural destaca o espaço físico como um local que rompe com uma lógica impessoal do consumo. “A venda pela internet ainda é uma venda fria, onde o comprador é praticamente jogado na selva mercadológica onde seu guia é o algoritmo e a bússola as informações que lhe são repassadas”, diz Manassés.
Uma loja de quadrinhos também fortalece os quadrinhos enquanto cultura e auxilia na formação de um público leitor. “A loja física possibilita a realização de diversas ações de cunho cultural que visam fomentar a produção de quadrinhos, formar leitores e ainda dar visibilidade a obras e autores por meio de um atendimento personalizado e especializado.”
- Leia também: Os lançamentos de quadrinhos em abril com Jeff Smith, Kazuo Umezz, Yoshiharu Tsuge e mais
Destaques da reabertura
Mike Deodato participa com a obra As Aventuras do Flama e Outras Histórias, que resgata a HQ do personagem Flama, criada por seu pai, e reúne histórias produzidas pela dupla ao longo dos anos. Paulo Moreira autografa títulos como O dia que Psy pegou uma faca, O dia que Jesus transformou água em vinho, Os cinquenta conto de Misty, Como desenhar mãos, Só as Melhores e Bom dia, Socorro.
Já Alberto Pessoa apresenta Justiceiro – Anos de Chumbo, baseada em uma história real ocorrida durante a ditadura militar, retratando a jornada de vingança do homem conhecido como justiceiro da zona leste de São Paulo. O multiartista Vant Vanz autografa Quadrinhos da Tribo Éthnos, publicação que reúne produções realizadas entre 1992 e 2012, inspiradas nas proposições artísticas do coletivo Tribo Éthnos, reflexões do autor e textos de Alexandre Alex e André Ricardo Aguiar.
Também participam das sessões de autógrafos os quadrinistas potiguares Gabriel Dantas, Marcos Garcia e o casal Cristal e Leander Moura.
A Comic House reabre a partir das 14h, na Avenida Nego, 63, no bairro de Tambaú, em João Pessoa (PB).

