A última música dos Beatles. É carregando este título que a canção “Now and Then” chegou, nessa quinta-feira (2), às plataformas digitais. Nesta sexta-feira (3), a faixa ganhou ainda um videoclipe que reúne imagens de Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr e John Lennon.
Gravada de forma caseira por John Lennon na década de 1970, poucos anos antes do seu assassinato, a música chegou a ser trabalhada em 1995 por Paul, Ringo e George, quando os três se reuniram em estúdio para o projeto The Beatles Anthology. Porém, na ocasião, a faixa não foi finalizada e acabou ficando de fora do lançamento.
A história por trás da “Now and Then” está documentada em um curta-metragem, publicado na última quarta (1º), no canal no YouTube do grupo. No vídeo, McCartney explica que a tecnologia disponível naquela época não permitia isolar a voz de Lennon (na demo, ele canta acompanhado de um piano), o que tornava inviável a mixagem com outros instrumentos.
Em 2022, porém, essa realidade mudou graças a uma ferramenta de Inteligência Artificial desenvolvida pelo diretor Peter Jackson e sua equipe durante a série documental The Beatles: Get Back (2021). Diferente do que se imagina, o uso de IA não foi empregado para recriar a voz do cantor, mas para limpar a gravação original.
Na versão finalizada, que chega como um presente aos fãs do quarteto, o vocal de John Lennon vem acompanhado da bateria de Ringo, o baixo e o piano de Paul e a guitarra de George Harrison, recuperada das gravações realizadas em 1995.