A partir desta quarta-feira (25), uma coleção inédita com todos os livros escritos e editados por Machado de Assis em vida chega às livrarias. Idealizado por Hélio de Seixas Guimarães, especialista na obra do escritor, o projeto é uma realização da editora Todavia em parceria com o Itaú Cultural, que apoiou e participou da construção por meio do Núcleo de Artes Cênicas, Literatura e Música.
Da estreia, em 1861, com a peça Desencantos, ao último romance, Memorial de Aires, de 1908, a coleção reúne 25 volumes, em ordem cronológica, que permitem observar o percurso de Machado até se tornar o autor de alguns dos maiores clássicos brasileiros. Além disso, há um título extra, Terras, testemunho de seu trabalho como servidor público, função que exerceu por mais de quarenta anos, tratando de questões cruciais para o país.
“A coleção contém as obras-primas que Machado produziu em todos os gêneros que praticou, mas ressalta também a trajetória do escritor, pelo teatro e pela poesia, pelos contos e romances iniciais, até chegar às alturas a que chegou. Ou seja, em vez de destacar apenas os grandes resultados, a coleção ressalta também o processo”, explica Hélio de Seixas Guimarães, que é professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo (USP).
Neste primeiro momento, os livros que compõem o projeto só poderão ser adquiridos por meio de uma caixa especial, com tiragem limitada. A partir do primeiro semestre de 2024, os volumes passarão a ser comercializados separadamente.