O grupo Coco Raízes de Arcoverde, do sertão de Pernambuco, está expandindo sua atuação por meio do projeto Ressonâncias Rupestres SP, que une sua produção a três artistas de diferentes regiões do Brasil. Com a participação de Júnior Kaboclo (PE), Tião Carvalho (MA) e Ana Flor de Carvalho (SP), o projeto envolve uma residência artística em São Paulo e resulta na criação de três músicas autorais, além de um videoclipe e uma apresentação ao vivo transmitida pela internet.
A residência artística, realizada entre os dias 12 e 23 de setembro, foi a primeira etapa do projeto, que também prevê uma aula-apresentação na Escola de Referência em Ensino Médio Carlos Rios, em Arcoverde (PE), onde os artistas compartilharão suas experiências e conhecimentos com a comunidade escolar. O projeto é uma produção da Buruçu em parceria com produtores de São Paulo e Pernambuco, com o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco e Governo de São Paulo.
Rui Mendonça, responsável pela produção geral do projeto, destacou a importância da troca cultural promovida pela iniciativa. “A partir da vivência entre o Coco Raízes e três artistas no Ressonâncias Rupestres SP, é levado o retrato da poesia do Sertão pernambucano até São Paulo”, afirmou. As três músicas produzidas coletivamente durante a residência artística foram gravadas no Estúdio 185, em São Paulo, e contaram com a colaboração do engenheiro de som e produtor musical Luiz Araújo. O processo de mixagem e masterização está sob a responsabilidade de Buguinha Dub.
Além das gravações, o projeto também rendeu uma apresentação ao vivo transmitida diretamente da Comunidade Cultural Quilombaque, no bairro Perus, zona noroeste de São Paulo. As músicas produzidas, bem como o videoclipe de uma delas, serão lançados nas plataformas digitais nos próximos meses.
Entre os artistas participantes do projeto, Júnior Kaboclo, natural de Cabo de Santo Agostinho (PE), é músico e compositor com atuação na preservação da cultura do pífano e do frevo. Ele fundou a Orquestra Frevo Capibaribe e o grupo Sebastião Biano e Seu Terno Esquenta Muié, com o qual foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira em 2016. Já Tião Carvalho, natural do Maranhão, tem mais de 40 anos de carreira trabalhando com manifestações culturais como o Bumba Meu Boi e a capoeira angola. Ana Flor de Carvalho, filha de Tião, é cantora, compositora e arte-educadora.
O projeto Ressonâncias Rupestres SP reforça a circulação da cultura popular nordestina em São Paulo, sendo também uma extensão da segunda temporada de circulação do Coco Raízes de Arcoverde pela capital paulista em 2024. Durante sua passagem pela cidade, o grupo realizou diversas apresentações em espaços culturais como o Teatro Flávio Império, a Casa de Cultura Itaim Paulista e o Centro Cultural Chácara do Jockey.
Com produção executiva de Diego Medeiros e coordenação técnica de Caio Mahin (arte e ilustração), o projeto conta com a participação de profissionais como Pablo Paternostro (direção audiovisual), Madu Corteze (técnica de streaming) e Luísa Tenório (controller). As próximas etapas incluem a finalização das músicas e o lançamento do videoclipe.