Na Melodia dos Cardeais é o nome do segundo disco do grupo arcoverdense Coco Fulô do Barro. Repleto de melodias e cantigas, o álbum é um desafio proposto pelo mestre que se tornou realidade. Uma musicalidade jovem, ancestral e contemporânea que traz o cotidiano e o crescimento nos fazeres de cada um.
Um dos meios de incentivo ao grupo foi o desafio para a criação de letras de coco, uma provocação do mestre aos integrantes. O nome Na Melodia dos Cardeais é inspirado em uma homenagem aos cantadores de coco do nordeste que trazem nomes de pássaros. Retrata também os galos de Campinas, chamados de cardeais, pássaros que são muito comuns no Sertão do Moxotó e cantam divinamente.
Marcelo Cavalcanti, líder do grupo, desafiou os integrantes propondo que aquele que fizesse as primeiras canções seria escolhido e iria gravar em estúdio. “Esse disco é o retrato do potencial e constante entrega dos jovens sementes do grupo, protagonistas em sua cultura”, afirma.
O Coco Fulô do Barro foi fundado em Arcoverde, dia 28 de julho de 2016, em homenagem ao Dia do Agricultor. criado por Marcelo Cavalcanti, que busca trilhar novos caminhos, ampliar e fortalecer a história do samba de coco da sua cidade. O mesmo traz o nome “Fulô” em homenagem às energias da natureza, força, essências e os cânticos dos povos que habitam e habitavam a região. O “Barro” é para simbolizar a busca pelo domínio da matéria-prima, da qual o homem cria laços de sobrevivência em grupo e fortalecimento da raça nas festividades comemorativas de domínio do barro.
O grupo traz composições autorais que retratam a localidade onde vivem, cantam o amor, e formas e a beleza do sertão e dos sertanejos. Recentemente, em 2021, lançou o primeiro álbum, Pré-Urbano, totalmente autoral e com uma pegada peculiar e características do grupo. O grupo disponibiliza os álbuns nas plataformas de streaming Spotify, Deezer e na loja iTunes.