A CCXP – Tour começou “apenas” com o mais famoso quadrinista brasileiro de todos os tempos. Maurício de Sousa esteve no Recife para anunciar novidades da Turma da Mônica nas suas mais variadas mídias, com destaque para lançamentos nos cinemas. O painel teve ainda a presença do coordenador editorial Sidney Gusmão e o designer da MSP, Bruno Honda. O evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco e vai até o domingo (16).
Leia Mais
Os pernambucanos na CCXP
Dois longa-metragens em live action (com atores reais) tiveram novidades anunciadas. O primeiro já tinha sido revelado, Turma da Mônica – Laços, baseado na HQ de Vitor e Lu Cafaggi. O gibi faz parte da coleção Graphic MSP, onde artistas brasileiros interpretam personagens de Maurício de Sousa.
O elenco ainda não foi revelado, com exceção de Floquinho, um cãozinho lhasa apso que foi exibido no telão do evento.
Mas a surpresa mesmo foi o anúncio do longa-metragem de Turma da Mônica Jovem, série que mostra a turminha já na adolescência. O projeto está na fase de testes de elenco e teve apenas um nome revelado, a youtuber Ramona. A ideia é que o filme seja feito em um formato 360º, com ramificações em diversas mídias e participação do público no roteiro e escolha do elenco.
Os dois filmes estreiam em 2018.
Mais telas
Além dos filmes o painel trouxe mais novidades de desenhos animados da turminha. O designer Bruno Honda apresentou o trailer da animação Bairro do Limoeiro, que traz o traço clássico de Maurício dos anos 1960, ao mesmo tempo em que traz no roteiro uma linguagem atual com uso de memes. A estreia está marcada para 2018.
O painel trouxe detalhes da websérie Monica Toy, que já tem mais 240 milhões de views no YouTube. A animação tradicional, em exibição no Cartoon Network, ganhou uma nova temporada no Carnaval.
Abrindo a programação, o painel de Maurício teve um bom público. Recebido de pé, o criador da Mônica faz a pergunta clássica de todo evento que participa: “quem aqui conheceu a Mônica quando criança e quem aqui aprendeu a ler com ela?”. Praticamente toda a plateia levantou a mão.
O painel, no entanto, contou com muitas falhas técnicas, como trailers sendo exibidos fora de ordem e outros contratempos. Por isso, toda a apresentação sofreu atraso, mas nada que tirasse o impacto da presença de Maurício em terras recifenses.