No mês em que celebra seis anos de atuação, o Circuito Ubu lança Sabedoria dos cipós, do filósofo, escritor e curador franco-caribenho Dénètem Touam Bona. A obra apresenta reflexões sobre formas de vida e resistência que se contrapõem à lógica ocidental-colonial de dominação, tomando o cipó como metáfora central para um pensamento flexível, não linear e resistente.
Dividido em 15 ensaios, o livro desenvolve o conceito de “cosmopoética da fuga”, inspirado em saberes indígenas, afrodescendentes e da floresta, além da dança. O autor dialoga com pensadores e escritores como Édouard Glissant, Frantz Fanon, Davi Kopenawa, Ailton Krenak e Euclides da Cunha.

Publicado no Brasil com tradução de Fernando Scheibe e Ana Lucia do Carmo Dantas, a edição conta com texto de orelha de Ricardo Aleixo, capa de Elaine Ramos e imagem de Sonia Gomes.
Como parte da assinatura de agosto, o Circuito Ubu oferece, além do livro, um incenso artesanal produzido pela Casa Quilombola, elaborado com citronela, cipreste e boldo da terra cultivados por famílias quilombolas, associado a práticas de proteção, cura e limpeza espiritual.


