A HQ Ciranda da Solidão, de Mário César, ganha nova edição este ano com um novo projeto gráfico e uma história inédita ilustrada pela quadrinista convidada Luiza Lemos. A obra está em campanha de financiamento coletivo no Catarse.
Quando saiu originalmente em 2013, a obra desbravava um espaço dentro do cenário de quadrinhos: trazer protagonistas gays em uma obra assinada por um autor assumidamente LGBTQIA+. Mais de dez anos depois, a HQ tornou-se um marco importante e hoje seu retorno se dá em um contexto de forte ebulição do setor, com vários artistas queers lançando títulos dos mais diferentes gêneros.
Mário César é um dos organizadores da POC-Con, a feira de quadrinhos inteiramente dedicada aos quadrinistas LGBTQIA+.
“Ciranda da Solidão é uma coletânea de contos sobre como lidamos com relações afetivas ao longo da vida e na qual todos os protagonistas são LGBTQIA+”, diz Mário César. Começa com a história de um adolescente se apaixonando pela primeira vez enquanto lida com todas as transformações que seu corpo passa na puberdade, segue com uma história que dá título ao livro sobre a dança dos solteiros em busca de um amor, depois conta uma história autobiográfica sobre o começo de uma relação e então assistimos ao fim de uma relação e termina abordando o que guardamos de nossos afetos com a história de um senhor de idade que está perdendo para o Alzeheimer as memórias do grande amor de sua vida.
Este reedição, chamada de “Edição Deluxe”, traz um novo projeto gráfico em que cada história segue a uma das cores da bandeira do orgulho. Há também duas histórias inéditas escritas por Mário César e uma delas ilustrada por Luiza Lemos, um dos principais nomes do quadrinho LGBTQIA+ hoje. “PSIU! Acorda princesa” que narra uma história de uma auxiliar de cozinha em busca de seu final feliz de conto de fadas.
Os livros podem ser adquiridos presencialmente sem custo de frete em eventos que o autor irá participar. A POC CON (dias 31 de maio e 01 de junho) em São Paulo/SP e a Feira Motim (dias 08 e 09 de junho) em Brasília/DF. No Catarse a obra sai com desconto, de R$ 60 por R$ 55. O livro tem 128 páginas, em capa cartão, com lombada quadrada.