Cinemateca Brasileira exibe versão restaurada de “São Paulo Sociedade Anônima”

Sessão integra o programa Revisão Crítica do Cinema Brasileiro e contará com debate mediado por Carlos Augusto Calil

Copia de Imagem post padrao 16
Foto: Divulgação.

A Cinemateca Brasileira apresenta, no dia 22 de agosto, às 19h30, a cópia restaurada em 4K do longa-metragem São Paulo Sociedade Anônima (1965), de Luiz Sergio Person, como parte do programa Revisão Crítica do Cinema Brasileiro. A exibição será realizada na Sala Grande Otelo, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos uma hora antes do início. O evento contará com tradução em Libras e transmissão ao vivo pelo canal da Cinemateca no YouTube.

Após a sessão, será promovido um debate com a participação do jornalista e cineasta Ninho Moraes e do crítico de cinema e professor Rubens Machado, sob mediação do professor da ECA/USP e curador do programa, Carlos Augusto Calil.

O restauro do filme é fruto de uma parceria entre a Cinemateca Brasileira e a Cineteca di Bologna, apresentado anteriormente no Festival Il Cinema Ritrovato, em junho deste ano. A iniciativa contou com apoio da família do cineasta, Regina Jehá e Marina Person, e patrocínio da The Film Foundation, de Martin Scorsese, por meio do World Cinema Project, com financiamento da Fundação Família Hobson/Lucas.

Considerado um clássico do cinema brasileiro, São Paulo Sociedade Anônima retrata as transformações sociais e econômicas da capital paulista durante o surto desenvolvimentista dos anos 1960. A narrativa acompanha Carlos, interpretado por Walmor Chagas, um homem em conflito com dilemas existenciais e afetivos, em busca de ascensão social. O elenco inclui também Darlene Glória, Ana Esmeralda, Eva Wilma, Osmano Cardoso e Etty Fraser.

O programa Revisão Crítica do Cinema Brasileiro promove sessões mensais na Cinemateca, sempre seguidas de debates, com o objetivo de difundir filmes com circulação restrita e produções restauradas pela instituição.

Serviço:
Data e hora: Sexta-feira, 22 de agosto, às 19h30
Local: Cinemateca Brasileira – Sala Grande Otelo (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana, São Paulo)
Ingressos: Gratuitos, retirada 1h antes da sessão
Acessibilidade: Tradução em Libras
Transmissão: Ao vivo pelo canal da Cinemateca no YouTube