Cinema São Luiz celebra Dia da Dança e do Trabalho com programação especial e estreia de “Praia Formosa”

Fim de semana traz sessões gratuitas, debates com realizadores e destaque para o longa de Julia de Simone

Copia de Imagem post padrao 29
"Praia Formosa" (Foto: Divulgação).

O Cinema São Luiz, no centro do Recife, promove uma programação especial nos dias 3 e 4 de maio, em celebração ao Dia Internacional da Dança (29 de abril) e ao Dia do Trabalhador (1º de maio). Com sessões gratuitas, debates e estreia de longa-metragem, a programação reúne obras que exploram as múltiplas dimensões de expressão do corpo e suas historicidades, a partir de perspectivas artísticas e sociais.

A agenda tem início neste sábado (3), às 15h, com uma sessão conjunta dos curtas Céu de lua, chão de estrelas, de Camilo Soares e Orun Santana, e Tempestade, de Fellipe Fernandes. As obras têm classificação indicativa livre e serão seguidas de debate com os realizadores. Para Pedro Severien, programador e curador do Cinema São Luiz, a proposta convida o público a refletir sobre distintas abordagens da performance no audiovisual: “Essa sessão conjunta é uma oportunidade de pensar questões críticas e criativas da performance em modalidades de encenação distintas”, afirma.

Ainda no sábado, às 17h, ocorre a estreia do longa Praia Formosa, primeiro trabalho de ficção da diretora Julia de Simone. O filme, que percorreu festivais nacionais e internacionais, apresenta uma narrativa em que passado e presente se entrelaçam para refletir sobre os impactos dos legados coloniais no Brasil contemporâneo.

“Nesse filme, constrói-se um universo em que passado e presente não apenas coexistem, mas se influenciam mutuamente: o presente reinterpreta o passado, enquanto o passado continua a exercer influência direta sobre os acontecimentos atuais”, comenta Severien. A classificação é de 12 anos, com ingressos no valor de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

No domingo (4), a programação começa às 11h, com a sessão gratuita do longa de animação Além da Lenda – O Filme, dirigido por Marília Mafé e Marcos França. Primeira animação pernambucana, o filme tem classificação livre e é voltado ao público infantil, embora aberto a todas as idades.

Na sequência, às 15h, serão exibidos os filmes O Porto (2013), co-dirigido por Clarissa Campolina, Julia de Simone, Luiz Pretti e Ricardo Pretti, e Rapacidade (2023), de Julia de Simone e Ricardo Pretti. Ambos adotam uma linguagem experimental e propõem uma crítica à transformação urbana promovida por interesses imobiliários. As sessões também são gratuitas e voltadas ao público geral. Encerrando a programação, às 17h, haverá uma nova exibição de Praia Formosa, reforçando a proposta curatorial de articular cinema, memória e crítica urbana.

As sessões acontecem no Cinema São Luiz, equipamento gerido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE).