Após quatro meses sem atividades, o Cinema da Fundação, no Derby, voltará a receber o público. O aguardado retorno acontece nesta quinta-feira (17) com parte da programação ofertada gratuitamente. Na grade, estão inclusas uma mostra com filmes de Jean-Luc Godard, uma nova faixa dedicada inteiramente a curtas-metragens, exibições de clássicos do cinema brasileiro e sessões de pré-estreia de Retratos Fantasmas.
Fruto de uma parceria com a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français, a mostra “5X Godard” será gratuita e uma oportunidade para revisitar a obra do diretor francês ao lado de especialistas que ficarão responsáveis por apresentar algumas das sessões. Participam Luiz Otávio Pereira, Matheus Cartaxo, Mariana Porto, Ângela Prysthon e Pedro Severien.
Completam a programação gratuita da semana os clássicos brasileiros O Homem do Sputnik (1959), de Carlos Manga, e Uma Nêga Chamada Tereza (1973), com Jorge Ben Jor, além da exibição de Bent, filme sobre um romance homoafetivo em um campo de concentração, e Hana-BI: Fogos de Artifício, longa vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza.
Só curtas
A sala, que estava fechada desde abril e precisou passar por serviços de reparo na estrutura que sustenta as poltronas, retorna também com a estreia da “Chama Curtas“, uma nova faixa que ocupará as tardes dos sábados e será inteiramente dedicada à exibição de curtas-metragens.
“A ideia é, a cada mês, pensar em uma temática, reunir alguns filmes em torno dela e trazer os realizadores para bater um papo com a plateia”, adianta Luiz Joaquim, coordenador do Cinema da Fundação.
Mais sessões de Retratos Fantasmas
A reinauguração vem ainda com duas sessões de pré-estreia de Retratos Fantasmas, novo filme de Kleber Mendonça Filho. A primeira está marcada para às 18h30 desta sexta (18) e a segunda para às 20h50 deste sábado (19). As vendas serão presenciais com início uma hora antes de cada exibição.
Mais detalhes da programação podem ser acessados nas redes sociais do Cinema da Fundação.