Cinema da Fundação Joaquim Nabuco recebe sessão especial “Por Outras Dramaturgias” do Chama Curtas

Sessão de curtas-metragens será seguida de debate com curadores sobre as abordagens contemporâneas de dramaturgia no cinema

Copia de Imagem post padrao 3 9
"Frineia" (2012), de Aline Portugal. (Foto: Divulgação.)

Neste sábado (29), o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, exibirá a sessão especial Chama Curtas – Por Outras Dramaturgias, em parceria com o Cineclube XHY247. A sessão, que tem início às 16h na sala Derby, contará com a exibição de cinco curtas-metragens que exploram os entrelaçamentos entre dramaturgia e texto literário, desafiando as convenções de mise-en-scène.

A seleção de filmes inclui as produções 2/1 (2024), de Matheus Lacerda, Canto de Outono (2014), de André Antônio, Reconciliados (2013), de Pedro Faissol, Frineia (2012), de Aline Portugal, e Dias e Noites (2024), de Luiz Afonso Morêda. A curadoria do evento é do Cineclube XHY247, que também estará presente após a sessão para um bate-papo com o público. A conversa será mediada pelos assistentes de programação e curadoria do cinema, Felipe Karnakis e João Rêgo.

O Cineclube XHY247 foi fundado em julho de 2024 pela professora Angela Prysthon e por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O cineclube também tem sido responsável pela organização de mostras dedicadas a cineastas como David Lynch, Rainer Werner Fassbinder e Douglas Sirk, além de viabilizar estreias locais, como o longa Salomé (2024), de André Antônio.

A entrada para a sessão é gratuita.