A PASSAGEM
Marc Forster
[Stay, EUA, 2005]
Henry Lethem (Ryan Gosling), um universitário suicida e seu psicólogo Sam entram em um mundo sobrenatural paralelo. Henry planeja se matar em três dias a menos que as vozes e visões das quais é vitima, mas está confuso entre o que é mentira e o que é verdade e Sam embarca junto na perda de realidade, com a ajuda da sua namorada (Naomi Watts). Uma trama nada diabólica, mas com bom enredo e beirando os velhos clássicos do suspense. [LA]
NOTA: 4,0
DIA DA MENTIRA
Mitchell Altieri e Phil Flores
[April Fool’s Day, EUA, 2008]
Feito para ser um primo pobre de Jogos Mortais, Dia da Mentira traz no cenário uma festa de arromba na casa de Desiree Cartier. A cada ano a jovem faz uma festa no dia primeiro de abril e lança uma brincadeira para um de seus convidados, mas desta vez um assassino resolve decidir entrar no jogo. A tentativa era fazer lances sexuais como o inspirador Jogos Mortais, mas as insinuações sexuais ficaram ridículas. [LA]
NOTA: 1,0
DISQUE M PARA MATAR
Alfred Hitchcock
[Dial M For Murder, EUA, 1954]
Disponível em DVD
Alfred Hitchcock, um dos responsáveis pelo conceito de suspense no cinema, assina a direção deste longa metragem repleto de mistério e inteligência. Grace Kelly é Margot, uma socialite casada com o tenista Tony que planeja o assassinato da esposa. No dia marcado imprevistos deixam Margot viva, mas um assassinato acontece e ela é condenada à morte. A armação parece perfeita, mas, como todo vilão, Tony comete erros. Esta foi uma das quatro parcerias entre Grace Kelly e o diretor, um dos nomes mais conceituados do cinema até hoje. Como extras, o DVD traz um longo e detalhado documentário sobre a produção, escolha dos atores, movimentos de câmera e montagem do conceito de cenário. [LA]
NOTA: 9,0
AMIGOS, AMIGOS, MULHERES À PARTE
Howard Deutch
[My Best Friend’s Girl, 2008]
Às vezes dar dinheiro demais a uma produção é ter certeza que qualquer coisa vai ser feita, boa ou ruim, como o caso deste longa. Foram 45 milhões de dólares para contar a história de Tank, um galanteador cujo serviço é provar para as garotas que seus ex são os melhores homens do mundo. Para isto, convida as meninas em uma trama medíocre para terem o pior encontro de suas vidas e saírem correndo para os amados. Nesta entrelinhas, é pago para sair com a pretendida de seu melhor amigo, mas apaixonando-se por ela. Se a proposta era mostrar a integridade da personagem, fica estranho com o fato dele roubar a namorada do melhor amigo e ainda se dá bem no final. Fraco e sem presunção, peca pelo excesso de propagandas. [LA]
NOTA: 2,0