O cinema underground vai ganhar sua maior vitrine este ano com a nova edição do Cine Under, que acontece no Edifício Texas a partir dessa quarta (16). São mais de 60 filmes, incluindo o longa Hitler Terceiro Mundo, marco do cinema de invenção dirigido por José Agrippino de Paula em 1968.
Além de Agrippino, que terá mais quatro obras exibidas, a grade do festival vai contar com curtas e longas nacionais, internacionais e duas mostras brasileiras – a Lincoln Péricles e a Ovídio.
Quanto aos estrangeiros, esta segunda edição traz Procrastinación (Sérgio Pinedo), filme boliviano radical selecionado pelo Under de Buenos Aires e que será exibido na mesma grade de programação de O Monstro Legume do Espaço, épico pitoresco niilista do catarinense Petter Baiestorf que completa 20 anos em 2015. O Cine Under Recife exibe ainda o seu primeiro longa pernambucano desde sua primeira edição na cidade, Santa Mônica (Felipe André Silva, 2015). O encerramento fica por conta d’O Filme que Não Existe, com trilha sonora executada por Matheus Mota.
Nascido há 11 anos em Buenos Aires, o Cine Under se organiza através de uma rede independente onde organizações locais montam edições próprias. A segunda edição do festival marca também o primeiro ano do Edf. Texas. O espaço cultural, que funciona no terceiro andar do prédio, foi aberto em dezembro de 2014 justamente com o primeiro Cine Under. Ao longo de 2015 o espaço abriu suas portas para a cena independente de cinema, música, teatro, audiovisual e fotografia.
No sábado, 19, uma festa de comemoração à este primeiro ano deverá acontecer no Texas Café Bar, que fica no térreo do edifício.
O Cine Under Recife acontece do dia 16 a 19 de dezembro com entradas gratuitas. O Edf. Texas fica na rua Rosário da Boa Vista, 163, Boa Vista, Recife. Programação completa no Tumblr do festival.