“Cine Memória” retrata a história da comunidade pesqueira do Cabo em exibição no Engenho Tiriri

Série documental em 4 episódios mergulha na história dos pescadores, pescadoras e marisqueiras das comunidades de Suape e Engenho Tiriri

Copia de Copia de Post Noticias 12
(Divulgação)

Série documental que mergulha na história dos pescadores, pescadoras e marisqueiras das comunidades de Suape e Engenho Tiriri, no litoral do Cabo de Santo Agostinho, Zona Sul da cidade, o filme Cine Memória será exibido nesta próxima sexta (19) a partir das 18h no Engenho Tiriri.

Em quatro episódios a produção traz depoimentos, imagens e narrativas que revelam a força cultural, os saberes tradicionais e os desafios enfrentados diante das transformações ambientais, sociais e econômicas da região. A série apresenta as memórias dos moradores, explorando suas tradições ancestrais, técnicas de pesca artesanal e seu profundo vínculo com o mar, o rio e o mangue, que são o berço da história da região.

CINEMEMORIA0004
(Divulgação)

O filme já teve 6 exibições em escolas públicas (zona rural, litoral e periferia urbana), além de ter estreado na Mostra Cabense de Cinema Ambiental, além das exibições paralelas comunidades da região. A produção tem o incentivo do Edital Cabo em Cena – Zaqueu Ferreira da Silva  (LPG Cabo) da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e do Ministério da Cultura e é uma co-produção do Instituto Materialize Ideias, do Ponto de Cultura Farol de Ideias e Plantemídia Produções Criativas.

“Nossa ideia com o filme é fortalecer a identidade cultural do município, promovendo o turismo cultural e contribuir para a educação patrimonial, aproximando as novas gerações da riqueza histórica e simbólica das comunidades pesqueiras que simbolizam tão bem o litoral cabense”, explicou Eduardo Rodrigues, diretor da obra.

A série também documenta as mudanças ambientais que impactaram a vida dos pescadores, bem como as impressões das transformações sociais e econômicas em suas práticas de pesca tradicionais. Cine Memória busca resgatar e preservar essa rica herança cultural, valorizando o patrimônio imaterial e promovendo o reconhecimento de suas histórias como parte fundamental da identidade cabense e da memória coletiva brasileira.

CINEMEMORIA0003
(Divulgação)

SERVIÇO:
Cine Memória no Engenho Tiriri
Sexta (19) às 18 hrs
Disponível em: youtube.com/playlist?list=PLzCg8a-6-I1u1Wx3Lvb2p_gCRCvLknOP7&si=6c1ZK8B812pgCX-I