Cine Ceará anuncia longas-metragens ibero-americanos e curtas brasileiros selecionados

Evento destaca a diversidade de vozes e narrativas no cinema ibero-americano

Copia de Imagem post padrao 1 9
Longa-documentário “En la Caliente, de Fabien Pisani, terá première brasileira no 34º Cine Ceará. (Foto: Divulgação.)

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que ocorrerá em Fortaleza entre 9 e 15 de novembro de 2024, anunciou a seleção de longas-metragens ibero-americanos e curtas brasileiros que farão parte de sua programação. Todas as exibições serão realizadas no Cineteatro São Luiz e terão acesso gratuito ao público.

Na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, foram selecionados seis filmes, sendo quatro ficções e dois documentários. Dentre eles, destacam-se dois longas brasileiros que terão première mundial: o documentário Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo, de Joel Zito Araújo, e a ficção Um Lobo Entre os Cisnes, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki. Outros quatro longas, que também terão estreia no Brasil durante o festival, incluem Milonga, coprodução Uruguai e Argentina, Linda, produção argentina, A bachata de Biônico, do República Dominicana, e EN LA CALIENTE – Contos de um Guerreiro do Reggaeton, coprodução Cuba-EUA, que terá sua première brasileira no evento.

A Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem contará com 12 produções selecionadas, incluindo os curtas cearenses Fenda, de Lis Paim, e Tiramisú, de Leônidas Oliveira. Destacam-se também o documentário Cavaram Uma Cova no Meu Coração, de Ulisses Arthur, e Dona Beatriz Ñsîmba Vita, ficção mineira de Catapreta, que conquistaram diversos prêmios em festivais anteriores. Entre os outros curtas escolhidos, estão Quinze Quase Dezesseis, de Thais Fujinaga, que também possui um histórico de premiações.

A curadoria da Mostra Competitiva Ibero-americana foi realizada por Bruno Carmelo, crítico de cinema e professor, enquanto Vicente Ferraz, cineasta e professor na Academia Internacional de Cinema, curou a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem.

Os filmes participantes da Mostra Competitiva Ibero-americana concorrerão ao Troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Longa-metragem, Direção, Atuação Principal, entre outras. O Melhor Longa da Mostra, escolhido pelo Júri Oficial, receberá um prêmio de R$ 40 mil para ajudar na distribuição do filme no Brasil. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, o Troféu Mucuripe também será concedido nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção e Roteiro.

O festival, além das mostras competitivas, contará com exibições especiais, debates, homenagens, cursos e outras atividades. O evento é realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, em parceria com diversas instituições, incluindo o Governo do Estado do Ceará e a Universidade Federal do Ceará.