Estão abertas, até 15 de julho, as inscrições para as mostras competitivas da 35ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. O evento, que ocorre de 20 a 26 de setembro de 2025, em Fortaleza, contará com acesso gratuito e programação no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
Podem ser inscritos filmes nas seguintes categorias: Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Competitiva Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial do festival.
A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem é voltada a filmes dos países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, nos gêneros de ficção, documentário, animação ou híbrido. Os longas-metragens devem ter duração mínima de 60 minutos e ter sido concluídos a partir de 2024.
A Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem aceita obras de até 25 minutos, produzidas por realizadores brasileiros ou residentes no Brasil há pelo menos três anos. Os filmes devem ser dos gêneros ficção, documentário, animação ou híbrido, concluídos a partir de 2024 e ainda não submetidos a seleções anteriores do festival.
Já a Mostra Olhar do Ceará é destinada a diretoras, diretores ou produtoras cearenses, residentes ou não no estado. São aceitas produções de curta-metragem, com até 25 minutos, e longa-metragem, com no mínimo 60 minutos, nos mesmos gêneros e exigências de data de conclusão e ineditismo.
A curadoria do Cine Ceará dará prioridade a obras inéditas e reafirma o compromisso com a inclusão social, destinando ao menos 30% das vagas nas mostras competitivas a filmes dirigidos por mulheres. Todos os títulos selecionados deverão apresentar legenda descritiva em português para pessoas surdas e ensurdecidas, conforme diretrizes do Ministério da Cultura.
Realizado ininterruptamente desde 1991, o Cine Ceará consolidou-se como um dos mais tradicionais festivais de cinema do país. Desde 2006, adota um formato voltado para a produção audiovisual ibero-americana. Além das mostras competitivas, o evento inclui sessões especiais, debates, homenagens, ações formativas e atividades voltadas para o público em geral.
Os vencedores das mostras receberão o Troféu Mucuripe. Na Mostra Ibero-americana de Longa-metragem, serão premiadas as categorias de Melhor Filme, Direção, Atuação Principal, Atuação Coadjuvante, Roteiro, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original, Som, Direção de Arte e Prêmio da Crítica. O longa vencedor pelo Júri Oficial receberá R$ 40 mil, em recursos voltados à distribuição da obra no Brasil.
Na Mostra Brasileira de Curta-metragem, serão contempladas as categorias de Melhor Curta, Direção, Roteiro e Prêmio da Crítica. A Mostra Olhar do Ceará premiará os melhores curta e longa-metragem.
O 35º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Conta com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, da Universidade Federal do Ceará (via Casa Amarela Eusélio Oliveira) e da Prefeitura de Fortaleza. Tem patrocínio da Enel e da Cegás, através do Mecenato Estadual, e do Porto do Pecém, via Lei Rouanet.
Serviço:
35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema
Inscrições abertas até 15 de julho de 2025
Mostras: Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará
Evento: De 20 a 26 de setembro de 2025, em Fortaleza (CE)
Informações e inscrições


