Cia Penduricalho celebra 15 anos com mostra gratuita de números circenses no Teatro Apolo

Apresentações acontecem nos dias 8 e 9 de agosto, às 20h, com intérprete de Libras

Copia de Imagem post padrao 5
Foto: Cia Penduricalho/Divulgação.

A Cia Penduricalho completa 15 anos de atividades e marca a data com a Mostra Comemorativa 15 Anos. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de agosto, às 20h, no Teatro Apolo, no Bairro do Recife, com entrada gratuita e intérprete de Libras. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início das apresentações.

Fundada em 2009, a companhia nasceu a partir de aulas experimentais de tecido acrobático no Clube Alemão, na Zona Norte da cidade, quando a modalidade ainda era pouco conhecida no Brasil. “Ninguém conhecia; era uma coisa muito nova no Brasil, e no Recife mais ainda”, relembra a gestora Camila Gatis.

Para comemorar a trajetória, a programação da mostra reúne 15 números circenses apresentados por atuais e ex-alunos em diferentes aparelhos aéreos. Entre eles, artistas que hoje integram o cenário circense local, como integrantes da Cia Devir, além de outros que atuam em áreas distintas. “Essa mostra vem para a gente como um grande presente de valorização do nosso trabalho, da nossa trajetória de 15 anos fazendo circo no Recife”, destaca Gatis.

WhatsApp Image 2025 08 04 at 11.51.43
Foto: Cia Penduricalho/Divulgação.

A gestora afirma que o tecido acrobático tem um papel transformador para quem pratica. “O propósito dessa companhia é a transformação. O processo do tecido é de desenvolvimento pessoal, tem muito a ver com uma transformação energética e física desses corpos em relação à autoestima e à dimensão que o corpo tem no sentido de se expressar. Qualquer praticante vai dizer que é um processo de expansão que requer muito esforço e perseverança, e traz muitas potencialidades. É uma transformação da forma que você encara a vida.”

O projeto foi aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), executada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, com recursos do Ministério da Cultura do Governo Federal. O financiamento garante cachês para todos os artistas, equipe técnica completa e dispensa custos para participação dos alunos. “É uma oportunidade deles colocarem seus processos criativos no palco sem precisar bancar do próprio bolso e cobrar ingresso”, ressalta Camila Gatis.

Serviço:
Mostra Comemorativa 15 Anos da Cia Penduricalho
Instagram: @ciapenduricalho
Datas: 08 e 09 de agosto, às 20h
Local: Teatro Apolo – Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife
Ingressos: Gratuitos, com retirada a partir de 1h antes do espetáculo