A Cia Biruta de Teatro, com sede em Petrolina, no sertão de Pernambuco, promoverá, entre os dias 5 e 8 de dezembro, a Mostra Biruta 16 anos — Coletividades Teatrais no Interior de Pernambuco. O evento, realizado no Céu das Águas, bairro Rio Corrente, terá entrada gratuita e contará com espetáculos teatrais, apresentações musicais, rodas de conversa e mesas redondas.
Com o objetivo de destacar a produção artística desenvolvida por grupos e coletivos do interior de Pernambuco e da Bahia, a mostra reunirá artistas das duas regiões. Nesta edição, a programação é norteada pelo tema Coletividades Teatrais no Interior de Pernambuco, com curadoria voltada para fortalecer as iniciativas culturais fora dos grandes centros urbanos.
A programação contempla atividades durante o dia e a noite, todas acessíveis com interpretação em Libras. O evento busca estimular o diálogo entre artistas, promover encontros com o público e valorizar as linguagens cênicas produzidas no interior.
A abertura da mostra, no dia 5 de dezembro, contará com o espetáculo Heróis do Maravilhoso, da Cia de Teatro e Dança Traquejo, de Exu (PE), às 14h, na quadra do Céu das Águas. No mesmo dia, às 19h, o Cineteatro Massangano receberá o show Brechas, do artista Moesio Belfort, de Juazeiro (BA).
Nos dias seguintes, a programação incluirá rodas de conversa mediadas por nomes como Antonio Veronaldo e Camila Rodrigues, espetáculos de companhias como a Trup Errante, de Petrolina, e a artista Odilia Nunes, de Ingazeira (PE). O encerramento, no dia 8 de dezembro, terá uma mesa redonda sobre Decolonialidades da Cena e o espetáculo História Lacrimogênica de Cordel – ou A Hora da Estrela, produzido pela Cia Biruta.
Além de promover o acesso gratuito às atividades, a mostra destaca-se pelo incentivo à troca de experiências entre artistas de diferentes cidades, reforçando a relevância do teatro enquanto ferramenta de articulação cultural no interior.