Cepe lança agenda literária dedicada a mulheres escritoras

Publicação reúne 365 obras de escritoras do Brasil e do mundo, com sugestões diárias de leitura e ilustrações exclusivas

Copia de Imagem post padrao 16
Foto: Liz França/Divulgação.

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) anunciou o lançamento de uma agenda literária inédita, intitulada Pernambuco – Agenda da Literatura, do Livro e da Leitura, que tem como foco homenagear escritoras do Brasil e do mundo. A publicação reúne, ao longo de 365 dias, sugestões de obras escritas exclusivamente por mulheres, abrangendo diferentes gêneros literários e gerações.

O projeto foi idealizado e coordenado pelo jornalista e superintendente de Periódicos e Projetos Especiais da Cepe, Mário Hélio Gomes de Lima, que também realizou a pesquisa, tradução e seleção das obras. “O critério de escolha foi apenas a qualidade literária”, afirmou ele. “O número de livros escolhidos é uma gota d’água, há muitas autoras do Recife, de Pernambuco, do Brasil e do mundo que merecem ser lidas e divulgadas.”

CAPA AGENDA PE 2025

Além das sugestões diárias, a agenda apresenta a capa de cada livro selecionado, acompanhada de trechos de destaque das obras. A publicação também conta com ilustrações de rostos de mais de 180 escritoras, criadas pelo designer multimídia Greg Vieira, e cartuns assinados pela caricaturista e cartunista Liz França, que marcam o início de cada mês.

Entre as autoras presentes estão nomes como Virginia Woolf, Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus, Simone de Beauvoir, Toni Morrison, Conceição Evaristo, Paulina Chiziane, Margaret Atwood, entre outras, além de talentos locais como Cida Pedrosa e Luzilá Gonçalves Ferreira.

Incentivo à leitura e resgate histórico

A agenda busca não apenas valorizar a produção literária feminina, mas também destacar a importância histórica de suas contribuições. “Por muito tempo, as mulheres foram proibidas de aprender a ler e a escrever, impedidas de exercer livremente a literatura e de mostrar sua capacidade intelectual”, destacou Mário Hélio. Ele lembrou ainda que a primeira pessoa a escrever uma obra literária foi uma mulher, Enheduanna, poetisa suméria que viveu há 23 séculos antes de Cristo.

O superintendente também ressaltou que o projeto é uma extensão do trabalho desenvolvido pela Pernambuco – Revista de Literatura, do Livro e da Leitura, publicada mensalmente pela Cepe, e tem como objetivo principal incentivar a leitura. “A homenagem é também uma forma de incentivar a leitura, tendo como porta de entrada a literatura feminina”, concluiu.

Disponibilidade

A agenda, que tem projeto gráfico assinado por Luiz Arraes, superintendente editorial da Cepe, já está disponível para compra nas livrarias físicas e na loja virtual da editora, pelo preço de R$ 50. Além disso, novos assinantes da revista Pernambuco e da modalidade sócio de cultura (que inclui a revista Continente Multicultural) receberão a publicação como brinde.