Cepe Editora lança título dedicado à coleção de arte do arquiteto Carlos Augusto Lira

O evento acontece neste sábado (15), das 15h às 17h, na Galeria do Centro de Artesanato de Pernambuco

A liricia de Carlos Augusto Lira
Com 346 páginas ao todo, o livro possibilita ao leitor um passeio pela casa do colecionador. (Foto: Divulgação/Cepe Editora).

O arquiteto e colecionador Carlos Augusto Lira possui cerca de 4.620 peças em sua casa acumuladas ao longo de 45 anos. Entre elas estão arte erudita e popular, utilitários e brinquedos. E é sobre esse acervo que ele depõe e a doutora em antropologia, curadora e redatora Ciema Silva de Mello escreve no livro A lírica de Carlos Augusto Lira. O lançamento acontece pela Cepe Editora neste sábado (15), na Galeria do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero do Recife.

“Eu sempre quis fazer o livro para a minha Coleção. Mas, como eu não saberia fazer escrevendo, eu fiz falando, e o pessoal transcreveu o que eu falei”, celebra o arquiteto. A segunda edição da obra esgotada é bilíngue e enriquecida por fotografias feitas por Emiliano Dantas e Dudu Schnaider.

Para a antropóloga Ciema Silva de Mello, o acervo reunido é como “uma bem sucedida sociedade sem classes”. “A Coleção é um prolongamento da índole, das convicções, das preferências e até das aversões de Carlos Augusto. Absorve a gravura de Portinari com a mesma naturalidade com a qual incorpora o milésimo ex-voto, pois assinaturas ilustres não ofuscam os anônimos”, explica.

Resistente a classificações, o conjunto reunido é vasto e variado. Dos santos aos ouros e pratas, das bilhas (vaso de barro) às colheres de pau, dos cristais aos colares tibetanos, do cocho às pinturas, talheres de cabo de marfim e oratórios piedosos. Das esculturas eróticas e saias de czarinas a anéis de coronéis. Dos ferros de engomar e dos candeeiros de lata aos têxteis da África Central.

Em vez de métodos e conceitos, o arquiteto acredita na autonomia do gosto. “Sou colecionador, não sou crítico. Se eu disser a você que eu colecionei com método, é mentira. A Coleção foi acontecendo”, revela. Para ele, as 346 páginas do livro possibilitarão ao leitor uma verdadeira visita pela sua casa. “Bem-vindo ao meu livro. Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de receber gente em minha casa… Se ninguém entrar, vai ser como se eu tivesse feito um jantar e ninguém aparecesse.”

SERVIÇO:
Lançamento do livro A lírica de Carlos Augusto Lira (Cepe Editora)

Quando: Sábado, 15 de abril
Onde: Galeria do Centro de Artesanato de Pernambuco (Avenida Alfredo Lisboa , s/n)
Horário: das 15h às 17h
Preço: R$ 250