A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) divulgou nesta quinta (10) os vencedores do 7º Prêmio Cepe Nacional de Literatura e do 4º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil. Distribuídos em cinco categorias, os ganhadores, além de receberem uma premiação no valor de R$ 20 mil cada, também terão suas obras publicadas pela editora.
A categoria Romance, da sétima edição do Prêmio Nacional de Literatura, foi conquistada pela paulista Fernanda Caleffi Barbetta com o livro 1+1=2 2-1=0, avaliado pela comissão julgadora como “um romance ágil, inovador e lírico, que assume os contornos de uma prosa poética remanescente de Murilo Mendes e Clarice Lispector”.
Já na categoria Contos, quem levou foi o paraibano Gael Rodrigues com a obra Lila (ele é também autor do livro A Menina que Engoliu Um Céu Estrelado, editado pela Cepe em 2020), enquanto o cearense Dalgo Silva triunfou na Poesia com Meu Amor é Político, seu primeiro livro.
Na premiação dedicada à literatura infantil e infantojuvenil, Dez Baleias na Estação Esperando pelo Trem, escrito em verso e rima, como se fosse um cordel, pelo carioca César Américo Barreira Cardoso, foi eleito Melhor Livro Infantil, e A Última Raposa do Mundo, narrativa distópica do paulistano Moisés Mendoza Baião, conquistou o título de Melhor Livro Infantojuvenil.
A comissão julgadora do 7º Prêmio Cepe Nacional de Literatura foi composta pelos escritores José Luiz Passos, Paloma Vidal e Stephanie Borges. A quarta edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil foi formada pelos escritores Cícero Belmar, Ana Guadalupe e Ermelinda Ferreira.