Cepe abre inscrições para concursos literários nacionais com prêmios de R$ 20 mil

Podem concorrer obras nas categorias Romance, Conto, Poesia, infantil e infantojuvenil

Copia de Imagem post padrao 4 3
O editor da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Diogo Guedes. (Foto: Leopoldo Conrado Nunes | Cepe/Divulgação.)

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) abre, nesta terça-feira (19), as inscrições para o 8º Prêmio Cepe Nacional de Literatura e a 5ª edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil. Os interessados devem efetuar a inscrição exclusivamente de forma digital, por meio do site oficial da Cepe, até o dia 14 de janeiro de 2025.

Os prêmios, que têm como objetivo incentivar a produção literária, estão divididos em duas categorias: a Literatura Adulta, abrangendo as modalidades Romance, Conto e Poesia, e a Literatura Infantil e Infantojuvenil.

Podem concorrer aos prêmios escritores brasileiros ou estrangeiros naturalizados brasileiros, com obras inéditas, escritas em português. O regulamento especifica que, para as categorias Romance e Conto, os trabalhos devem ter um mínimo de 200 mil caracteres, incluindo espaços, enquanto para Poesia, o número mínimo é de 25 mil caracteres. Já para as categorias Infantil e Infantojuvenil, os textos não devem ultrapassar 120 mil caracteres.

Cada vencedor de um dos prêmios receberá o valor de R$ 20 mil e terá sua obra publicada pela Cepe Editora. O resultado dos concursos será divulgado até 31 de julho de 2025.

O romance Extremo Oeste, de Paulo Fehlauer, vencedor do 6º Prêmio Cepe Nacional de Literatura, foi premiado com o Jabuti 2023 na categoria Escritor(a) Estreante (Eixo Inovação). Da mesma forma, o livro de poesia Meu Amor É Político, de Dalgo Silva, vencedor do 7º Prêmio Cepe Nacional de Literatura, é finalista na categoria Escritor(a) Estreante – Poesia no Jabuti 2024.

Além disso, os livros A Última Raposa do Mundo, de Moisés Baião, e Dez Baleias na Estação Esperando pelo Trem, de Cesar Cardoso, ambos vencedores do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil, receberam o selo de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.