O festival Cena CumpliCidades chega à sua quinta edição (antes se chamava Cena Movimento) com uma ocupação de Olinda e Recife com vivências artísticas entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro. Serão 38 apresentações de teatro, dança, música e perfomances, além de oficinas e exposições.
No total, serão 24 artistas/companhias convidados, sendo sete internacionais, nove pernambucanos e oito de outros estados.
Este ano, os shows são grandes destaques da programação do festival no palco do Alto da Sé. No dia 8 a banda paulista Metá Metá sobe ao palco. Tem ainda participações de Zé Brown, DJ Big e Mc Mago Mago convidados do especial Grupo Pé no Chão 20 anos. Para encerrar, no dia 9, show especial de Naná Vasconcelos e Lui Coimbra.
Metá Metá faz show do segundo disco da banda, MetaL MetaL, que faz alusão ao bater dos ferros do candomblé, à batucada digital do Kraftwerk de “Metal on Metal” e ao heavy metal. O trabalho foi um dos mais inventivos lançados na música pop brasileira em muito tempo.
Naná Vasconcelos encerra o festival trazendo seu conhecido repertório baseado na cultura popular, com composições próprias e algumas músicas de Elomar, Zeca Balero e Villa Lobos. Ele divide o palco com o conceituado multi-instrumentista Lui Coimbra.
Quadrinhos
O festival se associa este ano ao POPP- HQS/ Doze horas, evento de produção de arte visual onde um grupo de ilustradores, roteiristas, e demais profissionais da área são convidados para compor uma HQ com formato determinado, fomentando a produção local de Histórias em quadrinhos e unindo os artistas locais. No Cena, ele acontece de 5 a 7 de novembro, no Mercado da Ribeira.
Na área de artes visuais, ateliês de todo o Sítio Histórico de Olinda estarão com programação especial durante o Cena CumpliCidades em uma ação portas abertas. Oficinas, exposições, cineclube e palestras acontecem em uma intensa lista de atividades que ocupam a região. Também com apoio do festival acontece a Exposição Coletiva Olinda Cenário dos Artistas Plásticos, na Galeria do Mercado da Ribeira. Artista da cidade expõem obras de pequena dimensões.
“As residências artísticas e a construção coletiva do festival é o diferencial. Vive-se o Cena durante o ano inteiro, na experiência vívida do seu conceito, na garimpagem curatorial e acompanhamento do trabalho artístico local e de outros estados e países. Aos convidados é dado o sentido de parceria e colaboração, e aos parceiros, o verdadeiro sentido de cúmplices artísticos”, afirma Viviane Bezerra, produtora do festival. Mais informações no site do festival.
Serviço
Cena CumpliCidades
de 30 de outubro a 09 de novembro de 2014
Olinda – Alto da Sé | Mercado da Ribeira | Praça de São Pedro
Recife – Teatro de Santa Isabel | Teatro Hermilo Borba Filho | Teatro Marco Camarotti | Teatro Barreto Júnior | Praça do Diário
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)