Carol Ito se tornou a primeira mulher quadrinista a desenhar ao vivo na bancada do programa Roda Viva, da TV Cultura. A artista participou da edição desta segunda (20), que entrevistou a ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara.
Participaram ainda do programa Luana Genot, diretora executiva do ID_BR, Rubens Valente, jornalista da Agência Pública, Gustavo Faleiros, editor de investigações ambientais do Pulitzer Center, Helena Corezomaé, repórter do portal Primeira Página (MT), e Leticia Leite, repórter colaboradora em SUMAÚMA: Jornalismo do centro do mundo.
O Roda Viva começou a ser transmitido em 1986 e desde 1987 trazia charges e caricaturas do cartunista Paulo Caruso, que morreu no último dia 4 de março. Desde então, o programa instituiu um rodízio de artistas, começando com Jean Galvão na semana passada e com Carol Ito nessa última segunda.
Na entrevista, Sonia Guajajara falou sobre racismo ambiental, representatividade indígena e feminina na política, entre outros assuntos.
Ito é um dos principais nomes do jornalismo em quadrinhos com trabalhos publicados pela revista piauí, Agência Pública, revista Trip e aqui na Revista O Grito!. Ela assinou a estreia da nossa seção HQ de Fato, dedicado ao conteúdo jornalístico em quadrinhos com O Novo Sempre Vem, uma HQ sobre o legado de Belchior.