Camarote privado no Galo da Madrugada é cancelado por determinação do Iphan

Órgão veta instalação do camarote Caldeirão Folia no pátio ferroviário das Cinco Pontas

Copia de Imagem post padrao 1 8
Foto: Allan Torres/PCR.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vetou a instalação do camarote Caldeirão Folia, que ficaria no pátio ferroviário das Cinco Pontas, no Recife, durante o desfile do Galo da Madrugada.

O evento, previsto para o sábado de Zé Pereira (1º), teria shows de Belo, Pixote e Beleza Pura, mas foi cancelado após a decisão do órgão federal. A área em questão, que faz parte do patrimônio ferroviário da cidade, está em processo de conservação e restauração, com previsão para a implantação do Parque da Memória Ferroviária.

Em nota, o Iphan informou que o espaço possui diretrizes específicas de preservação, sendo considerado incompatível com a montagem da estrutura do camarote. O órgão destacou que sugeriu o deslocamento do evento para outra área próxima, que não afetaria o patrimônio, mas a proposta não foi aceita pela produção do evento.

Além disso, o instituto alertou para os riscos de segurança e integridade da área, que já havia sofrido danos em 2023 devido à instalação de outra estrutura semelhante, que chegou a ser interditada para que os riscos fossem diminuídos por meio de serviços emergenciais.

Na ocasião, a instalação do camarote gerou uma Ação Civil Pública contra a empresa responsável, que recusou a reparação dos danos e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Diante disso, o Iphan entrou com pedido judicial para a execução de medidas compensatórias. O órgão reforçou que qualquer intervenção no espaço deve estar alinhada à preservação do patrimônio ferroviário tombado.

z53
Pátio Ferroviário das Cinco Pontas (Reprodução)

Comunicado do Caldeirão Folia

Em uma nota publicada nas suas redes sociais, o camarote lamentou o cancelamento do evento e pontou que o veto do Iphan foi “imposto” à produtora apesar das autorizações prévias já terem sido concedidas pela prefeitura do Recife e pela organização do Galo da Madrugada, que é o responsável pela cessão do espaço de cada um dos camarotes que ficam ao longo do trajeto do bloco.

O Caldeirão Folia admitiu que o cancelamento “causou estranheza”, já que nenhum dos outros camarotes que estão na mesma região foram cancelados. O camarote também ressaltou que a mesma região havia recebido estruturas semelhantes e nunca houve qualquer forma de veto por parte das autoridades.

No fim do comunicado, o camarote pede desculpas ao público e se “solidarizou” com os “inúmeros profissionais” impactados pelo cancelamento e com os setores turístico e econômico do Recife.

Procurado pela reportagem, o Bloco do Galo da Madrugada não se manifestou sobre o assunto até o momento. Caso haja o contato, a notícia será atualizada.