CAIXA Cultural Recife recebe espetáculo “Hoje, Godot Não Vem!” com reflexão sobre o amadurecimento

Montagem infantil baseada em Esperando Godot conta com uma proposta lúdica e existencialista para crianças e adultos

Copia de Imagem post padrao 2 9
Foto: Flávia Hiroki/Divulgação.

De 20 a 24 de novembro, a CAIXA Cultural Recife sediará o espetáculo infantil Hoje, Godot Não Vem!, da Companhia Caravan Maschera Teatro. A montagem, que utiliza a linguagem do teatro de bonecos, aborda questões relativas ao amadurecimento e à espera, com uma proposta lúdica e reflexiva voltada para crianças e adultos. Inspirada na obra Esperando Godot, de Samuel Beckett, a peça oferece uma visão existencialista sobre o processo de tornar-se adulto.

A história acompanha duas crianças no deserto, que, ao lado de uma árvore solitária, aguardam por Godot, sem saber exatamente quem ou o que ele representa. O diretor e autor da adaptação, Leonardo Garcia Gonçalves, destaca a relevância do tema da espera, especialmente em um contexto pós-pandêmico.

“Durante a pandemia de Covid-19, a ideia da espera transmudou todos os indivíduos do planeta para sempre. Isso aumentou a nossa vontade de falar sobre o fato de que ‘as gaiolas estão em todos os lugares, mas nem sempre se pode ver até onde as grades alcançam’. Afinal, no período de confinamento, todos ficamos ansiosos pela liberdade”, explica Gonçalves.

A montagem conta com nove bonecos, sendo que apenas os dois que representam as crianças possuem falas, por meio das quais se exploram questões como solidão, morte e autoaceitação. O diretor ressalta que a proposta do espetáculo é criar uma experiência baseada na subjetividade, permitindo uma interpretação livre e intuitiva, tanto para o público infantil quanto para o adulto.

A estética do espetáculo é inspirada nas obras do pintor surrealista René Magritte, e a atmosfera é enriquecida por projeções em stop motion criadas pelo Estúdio ANIM’ARTE – Venezia. A iluminação, assinada por Corentin Praud, faz uso de tons suaves de amarelo e rosa, proporcionando um clima de ternura e reflexão.

A trilha sonora, composta por Rafael Vanazzi, também contribui para o clima introspectivo da montagem, com melodias que sugerem uma dilatação do tempo e com momentos de silêncio que permitem maior imersão nas ações e imagens da cena.

Fundada em 2010, a Companhia Caravan Maschera Teatro tem realizado um trabalho contínuo de interação com a comunidade por meio de oficinas, cursos e residências artísticas. Suas criações já circulam por 12 estados brasileiros, além de participações em festivais internacionais na França, Itália, Eslovênia e Suíça.

Serviço:
Hoje, Godot Não Vem!
Local: CAIXA Cultural Recife
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife
Datas: De 20 a 24 de novembro de 2024
Horários: Quarta, quinta e sexta, às 15h. Sábado, às 11h e 15h. Domingo, às 11h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei), à venda a partir de 14 de novembro, ao meio-dia, no site da CAIXA Cultural