Caetano Veloso lança novo livro este mês com a reunião de seus textos sobre cinema. A obra Cine Subaé reúne críticas e depoimentos sobre filmes que influenciaram a trajetória do músico.
Na próxima terça-feira (21), o músico Caetano Veloso estará no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro, para o lançamento de seu novo livro, Cine Subaé: Escritos Sobre Cinema (1960 – 2023). O evento, organizado pela Companhia das Letras em parceria com a Janela Livraria e o Teatro Clara Nunes, será marcado por uma conversa entre Caetano Veloso e os organizadores da obra, Claudio Leal e Rodrigo Sombra.
Os ingressos já estão disponíveis para compra via Sympla ou na bilheteria do teatro. Entre as opções, destaca-se o ingresso solidário especial, que custa R$129,90 (mais taxas), incluindo a entrada para o bate-papo, um exemplar do livro Cine Subaé e uma contribuição para a Sociedade dos Trabalhadores da Cultura do RS, com parte do lucro destinado à Ação 342 RS.
Organizado por Claudio Leal e Rodrigo Sombra, o livro traz o impacto do Cinema Novo, de películas norte-americanas, do neorrealismo italiano e do existencialismo francês na formação cultural do artista. Com texto de orelha assinado pelo cineasta Orlando Senna, a obra é um testemunho da relação do compositor com o cinema.
O volume inclui críticas escritas por Caetano na década de 1960, muitas inéditas em livro, além de colunas de jornais, entrevistas e comentários que revelam as reflexões cinematográficas do artista. Cine Subaé está em pré-venda e será lançado oficialmente nas livrarias em 28 de maio.
Caetano Veloso, além de ser uma figura na música e poesia brasileira, é um cinéfilo. Sua adolescência foi influenciada pela programação do Cine Teatro Subaé, em Santo Amaro, período em que considerou a carreira de crítico de cinema. Os filmes continuaram a ter um papel significativo em seu processo criativo, tanto na composição de canções quanto na concepção visual de seus shows.